Itabira tem de melhorar relação entre empreendedores, aponta estudo do Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou nesta segunda-feira, 10 de dezembro, um estudo que mede o potencial empreendedor dos municípios brasileiros. Chamado de Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (Isdel), a pesquisa é dividida em subdimensões que avaliam desde a atuação do poder público até a interação da própria classe […]

Itabira tem de melhorar relação entre empreendedores, aponta estudo do Sebrae
Relação entre empreendedores em Itabira é considerada fraca pelo Sebrae – Foto: Divulgação|
O conteúdo continua após o anúncio


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou nesta segunda-feira, 10 de dezembro, um estudo que mede o potencial empreendedor dos municípios brasileiros. Chamado de Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (Isdel), a pesquisa é dividida em subdimensões que avaliam desde a atuação do poder público até a interação da própria classe empresarial. E é justamente nesse quesito das relações entre os empreendedores que estão as piores notas de Itabira.

O Isdel de Itabira foi calculado em 0,3928. A cidade é a 47ª colocada no ranking de Minas Gerais e a 688ª entre todos os municípios brasileiros. No estado, a liderança é da capital Belo Horizonte, com índice 0,5763. Na região, o destaque é João Monlevade, com o Isdel alcançado de 0,4194, o 18º melhor em Minas Gerais e o 267º no país.

A avaliação do Sebrae, baseada em dados oficiais disponibilizados pelos municípios, mostra que Itabira precisa melhorar a relação entre os empreendedores e empresas. As piores notas da cidade estão na subdimensão “Tecido Empresarial”. É o item que avalia a intensidade e a qualidade das interações dentro do ambiente de negócios. “É representado no local pelas redes formais e informais de empreendedores e empresas, que se unem para atuar coletivamente em prol dos seus interesses”, explica o Sebrae.

Nessa subdimensão, são avaliados três pontos: o “Tecido Empresarial”, com índice 0,0010 para Itabira; o “Tecido Social”, 0,0038; e “Valores Solidários – programas e ações”, cuja nota do município foi 0,0000. Os dados escancaram uma rede fraca, capaz de prejudicar o surgimento de negócios vigorosos na cidade, segundo o Sebrae. “Um bom tecido empresarial contribui para a proteção e promoção dos empreendedores e seus negócios e facilita a interlocução com os demais atores do território”, define a instituição.

As melhores notas de Itabira no Isdel estão nas subdmensões “Capital Empreendedor” (0,6382) e “Governança para o Desenvolvimento” (0,5150). São dois quesitos diretamente ligados à participação do Poder Público na consolidação do ambiente de desenvolvimento e do quando as lideranças empresariais colaboram e assumem responsabilidades para um projeto de crescimento compartilhado. O índice mais robusto da cidade é o de “Educação”, dentro de “Capital Empreendedor”, que atingiu 0,8201.

Veja os dados completos de Itabira:

Isdel geral: 0,3928

Capital Empreendedor: 0,6382
Tecido empresarial: 0,001547
Governança para Desenvolvimento: 0,5150
Organização Produtiva: 0,4279
Inserção Competitiva: 0,1155

cassino criptomoedas