Itabira registra 42 focos de incêndio criminoso em apenas 15 dias

A temporada de queimadas em Itabira começou com um alto índice de registros e antes do período previsto. De acordo com o Subtenente do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Anderson Ferreira dos Santos, o aumento no número de focos de incêndio criminoso, que geralmente se inicia em agosto, chegou a 42 chamados apenas […]

Itabira registra 42 focos de incêndio criminoso em apenas 15 dias
|||
O conteúdo continua após o anúncio


A temporada de queimadas em Itabira começou com um alto índice de registros e antes do período previsto. De acordo com o Subtenente do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Anderson Ferreira dos Santos, o aumento no número de focos de incêndio criminoso, que geralmente se inicia em agosto, chegou a 42 chamados apenas em 15 dias do mês de julho.

O período de seca facilita o alastramento de pontos de incêndio, que em Itabira acontecem em sua grande maioria em lotes vagos de preservação municipal e estadual. A Lei Federal 2848/40, art. 250, diz que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio é crime com pena de reclusão, de três a seis anos, além da multa. A Lei Municipal 4.844, criada em 22 de outubro de 2015, proíbe qualquer tipo de queimada, em área rural ou urbana, dentro de Itabira.

Além do perigo causado pelas chamas, a fumaça e agravamento da falta de umidade são extremamente prejudiciais à saúde da população.

Registro de queimada enviado por internauta via Whatsapp

Anderson falou sobre um dos principais causadores desse tipo de crime, que é a limpeza de lotes. “Geralmente a pessoa ateia fogo com o intuito de limpar a área, o que é errado. O ideal é que o setor de posturas da prefeitura seja informado e realize o procedimento correto”. O Subtenente ressalta ainda sobre a importância das denúncias conscientes, com orientações corretas, para conter o crescente número de crimes. “Se o cidadão faz uma denúncia concreta sobre incêndio criminoso o responsável é preso em flagrante e consequentemente diminui o registro de pessoas que provocam esse tipo de incêndio”, diz.

Viu algum foco de incêndio em Itabira? Envie seu registro para a redação da DeFato Online pelo WhatsApp: (31) 98798-5620.

O telefone para contato e denúncias  e acionamento do Corpo de Bombeiros é o 193.

Registros no estado

Minas Gerais registrou até o domingo (14) 1.298 focos de queimadas em 2019, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No mesmo período do ano passado, de 1º de janeiro a 14 de julho, foram 845 – um aumento de 53,6%. 

Cuidados para a prevenção de incêndios

  • Não jogue pontas de cigarros ou fósforos à beira de estradas ou perto de campos e florestas.
  • Se você possui uma propriedade, corte regularmente o mato. Não queime o campo para eliminação de lixo ou limpeza para a plantação.
  • Não acenda velas ou fogueiras perto da vegetação.
  • Não solte balões.
cassino criptomoedas