Domingo, 24 de Março de 2019
POLÍTICA PÚBLICA
Itabira prepara castração em massa de animais

Dinheiro virá do Fundo Especial de Gestão Ambiental (Fega) administrado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente

Publicado em 15/03/2019 - 12h55
Animais em situação de rua é problema crescente em Itabira - Foto: DeFato

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) aprovou nessa quinta-feira, 14 de março, a liberação de R$ 500 mil para castração em massa de animais e construção de um novo canil em Itabira. A expectativa é de que no primeiro momento sejam esterilizados até 3 mil cães e gatos, que também receberão chips de identificação e controle.

Durante a reunião, o vereador Neidson Freitas (PP), representante da Câmara no Codema, defendeu a liberação dos recursos. Ele afirmou que a proliferação de animais em situação de rua é um problema bem claro para a população de Itabira e defendeu que a castração é o caminho para resolver a situação em médio e longo prazo.

Neidson também comentou que o foco do serviço de castração deverá ser os animais em condição semidomiciliar. São aqueles bichos que, apesar de terem donos e uma casa, ficam muito tempo nas ruas. “O animal sai, cruza e depois aparece com filhotes. As crias, então, são colocadas nas ruas e isso só vai contribuindo para aumentar o número de cães e gatos na cidade”, comentou o vereador.

Na reunião do Codema foi explicado que o município fará convênio com clínicas veterinárias da cidade para os serviços de castração. Depois de esterilizados, os animais terão introduzidos chips que permitirão acompanhamento desses bichos. A intenção é ter um controle inédito em Itabira que permita, por exemplo, advertir e até multar os proprietários que deixem os animais voltarem para as ruas.

Neidson Freitas defendeu a causa animal em reunião do Codema – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A construção do canil completaria o ciclo. O novo espaço abrigaria os animais em situação de rua até que fossem adotados por novos tutores. A Prefeitura estaria incumbida de administrar o local e promover campanhas de adoção. Não foi especificado onde o canil será erguido.

“Tenho certeza que estaremos mudando a realidade de Itabira”, disse Neidson ao agradecer a liberação dos recursos pelo Codema.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.