Sexta-feira, 20 de Julho de 2018
EXPOSIÇÃO
Ipatinga recebe João Portinari e Ronaldo Fraga

Em programação que integra a Exposição Portinari, bate-papo com o único filho do pintor Portinari e com o estilista mineiro encanta cerca de 200 participantes

Publicado em 11/04/2018 - 19h25
Foto: Nilmar Lage

A noite da última terça-feira, 10 de abril, foi especial para as dezenas de participantes do bate-papo com João Candido Portinari e com o estilista Ronaldo Fraga, realizado no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, na região do Vale do Aço. O espaço recebe, até 5 de maio, a exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” e “O Brasil de Portinari”.

João Portinari é o único filho do maior pintor modernista brasileiro, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, também matemático e doutor em Engenharia de Telecomunicações. Ele é o responsável pelo acervo de mais de 5 mil peças do artista plástico. 

O Projeto Portinari cumpre sua função de tornar conhecida a obra do maior pintor modernista do país. Segundo João Portinari, depois de finalizar a catalogação de todo o acervo, a equipe do projeto começou uma jornada pelo Brasil, levando as réplicas e realizando oficinas educativas em comunidades e escolas de todo o país. “Por trás das tintas, seus quadros ensinam valores que educam crianças e jovens e podem ajudar a construir um novo país”, frisou.

Ronaldo Fraga é curador da exposição em Ipatinga. A seu ver, Portinari foi “o artista que melhor desenhou e reinventou o Brasil”. “Eu poderia criar coleções inspiradas nas obras dele para o resto da minha vida”, enfatizou o estilista mineiro.

O Brasil de Portinari

Na segunda fase da exposição Portinari, o público pode conhecer de perto 39 réplicas de Portinari, expostas na Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas. As réplicas são divididas em seis módulos: “Histórico”, “Paisagens”, “Cultura Brasileira”, “Social”, “Cenas de Trabalho” e “Etnias Plurais”. Nesses ambientes, os visitantes poderão apreciar réplicas de famosas obras do artista como, “Descobrimento”, “Primeira Missa”, “Circo”, “Espantalhos”, “Retirantes”, “Brodowski”, “Pau Brasil” e “Cangaceiros”. A coleção “O caderno secreto de Candido Portinari”, de Ronaldo Fraga, também está na Galeria Hideo Kobayashi até o dia 5 de maio.

SERVIÇO

Exposição Candido Portinari

Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga | O Brasil de Portinari

Até 5 de maio de 2018 | Terça a sábado, 10h às 21h

Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas

Entrada Franca

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.