Impacto da mineração em Itabira será tema de debate na ALMG nesta segunda

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (8), às 19h, no auditório, audiência pública para debater os impactos decorrentes das atividades minerárias em Itabira e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades. O pedido é da deputada Beatriz Cerqueira […]

Impacto da mineração em Itabira será tema de debate na ALMG nesta segunda
Vista panorâmica de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (8), às 19h, no auditório, audiência pública para debater os impactos decorrentes das atividades minerárias em Itabira e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades.

O pedido é da deputada Beatriz Cerqueira (PT). Essa não é a primeira vez que ela debate a violação de direitos de atingidos pela mineração. No último dia 15 de abril, esteve em Itabirito, ouvindo moradores insatisfeitos. “Infelizmente, foi necessária mais uma tragédia para que começássemos a desnudar o modo de atuação das mineradoras no Estado”, afirmou durante aquela reunião.

De acordo com informações do gabinete da deputada, em reunião similar em João Monlevade (Central), levantou-se a necessidade de debater a mineração em Itabira. Isso porque a população não sabe qual o impacto em caso de rompimento das barragens e os riscos a que está submetida.

“O objetivo da reunião é dar voz aos atingidos e cobrar da Vale mais informações, já que as barragens mais antigas de Minas Gerais estão naquela cidade; existem até antes de legislação vigente existir. Elas não apresentaram nenhum risco concreto, mas por já serem velhas causam preocupação nas pessoas”, afirmam representantes do gabinete.

Convidados
Está confirmada a participação na audiência do Padre Marco de Almeida, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade; do presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana Madeira; da integrante da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Camila Brito; e da representante do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região, Ana Gabriela Chaves Ferreira.

Transmissão ao vivo
A reunião será transmitida ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-la, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

cassino criptomoedas