Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
INICIATIVA
Grupo no Facebook ajuda na identificação de fotos da ALMG

A meta é resgatar os registros históricos do Legislativo mineiro

Publicado em 16/03/2019 - 16h30

Com o objetivo de identificar situações ou pessoas fotografadas em fotos antigas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está em funcionamento no Facebook o grupo “Fotos Históricas da Assembleia de Minas”. Aberto a participação, o grupo reúne, atualmente, 398 membros entre servidores ativos e inativos, deputados e ex-deputados, além de pessoas externas à instituição, como jornalistas com experiência em cobertura política.

A meta é resgatar e garantir a preservação de uma parte da história do Legislativo mineiro por meio da identificação de fotos que foram produzidas entre os anos de 1975 e 1999. Para fazer parte, é necessário solicitar participação pelo próprio Facebook. As imagens também estão disponíveis na Biblioteca Deputado Camilo Prates.

Até janeiro deste ano, foram identificados 1.195 personagens em 484 fotos postadas no Facebook. O acervo de fotografias antigas é estimado em cerca de 135 mil imagens, registradas em negativos de celuloide e de vidro, em slides, em provas e em papel.

Iniciativa premiada

Em 2015, essa iniciativa da ALMG foi vencedora da etapa regional do Prêmio Aberje, com o case “História comentada: o uso do Facebook como ferramenta colaborativa para identificar fotos do acervo da Assembleia de Minas”.

O trabalho da Casa venceu na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial. Ele foi enviado para a Aberje em um formato de álbum fotográfico antigo, montado manualmente pelas equipes do Núcleo de Comunicação Interna, da Gerência de Jornalismo, e da Gerência de Publicidade e Comunicação Visual.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.