Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Cultura
Ferros recebe exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”

Projeto busca promover o conhecimento por meio da literatura e inclui exposições com trabalhos artísticos realizados por estudantes

Publicado em 03/05/2019 - 16h03

Promover o conhecimento e a cultura por meio da literatura, de forma lúdica e interativa. Esse é o objetivo do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, que iniciou em maio a fase de exposições em Minas Gerais. A próxima cidade contemplada é Ferros, a 80 km de Itabira, com visitação pela manhã à Escola Estadual Silveira, à Escola Municipal Felicíssimo e ao Cesec Professor Júlio Carvalho Soares. Já no dia 10, haverá a abertura da exposição do projeto na cidade, às 9h, no Centro Cultural Roberto Drummond, na rua Fernando Carvalho, nº 16.

As exposições destacam trabalhos artísticos realizados por alunos de escolas municipais e privadas em oficinas e diversas atividades culturais, inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro. Durante cinco meses, as escolas desenvolveram pesquisas e trabalhos em workshops artísticos coordenados por professores. Logo depois desta fase, a mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino é montada para expor os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 80 municípios, envolvendo mais de 800 mil alunos.

“É inegável a importância da leitura no desenvolvimento e na educação de crianças, e adolescentes. Nesse sentido, a literatura lúdica infantil desempenha uma função fundamental para a alfabetização das crianças, proporcionando não apenas o aprendizado das letras do alfabeto e do domínio da leitura e da escrita como também o costume — e até mesmo a necessidade — de ler cotidianamente”, destaca Bernardo Sabino, filho do escritor e coordenador do projeto. Além de Ferros, a cidade de Naque vai receber o projeto em 14 de maio. No dia 20 de maio, é a vez de Açucena . As atividades encerram com Periquito no dia 27 de maio.

Projeto

O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela Cenibra e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.