Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
CULTURA
Exposição “O Jubileu que você vê” tem fotos sobre tradicional festa de Conceição do Mato Dentro

Promovida pela Anglo American, a exposição é composta por 50 fotos de 23 moradores e faz parte do 232º Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos, em junho

Publicado em 13/06/2019 - 17h46
Exposição tem fotos do Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos - Foto: Leo Drumond / NITRO

Visitantes e conceicionenses poderão conferir, durante o 232º Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos, o registro em imagens do que significa a festa mais tradicional de Conceição do Mato Dentro. Até o dia 25 de junho, fotografias registradas por moradores da cidade estarão em exibição na mostra “O Jubileu que você vê”, no Largo do Santuário de Bom Jesus do Matozinhos.

+ Leia tudo sobre o Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos!

Promovida pela Anglo American – em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Diocese de Guanhães – e coordenada pelo fotógrafo Leo Drumond, a exposição é composta por 50 imagens produzidas por 23 moradores de Conceição do Mato Dentro. Ela é resultado do primeiro workshop gratuito Fotografe o Jubileu, realizado em junho do ano passado. Cerca de 25 pessoas receberam aulas teóricas e práticas de fotografia, antes e durante os festejos. A tradição religiosa e cultural do Jubileu são patrimônios dessa comunidade.

Instalada ao ar livre, a exposição vai ocupar um dos cartões-postais da cidade e ponto de encontro de romeiros e turistas que acompanham os festejos religiosos neste período. As imagens retratam – sob o olhar de quem vive o Jubileu desde o nascimento – todas as tradições e manifestações de fé que marcam a data no município. São fotografias das missas, procissão, benção dos cavaleiros, entre outras atividades religiosas que atraem mais de 60 mil pessoas, entre moradores da região e turistas que aproveitam a celebração para conhecer Conceição do Mato Dentro.

Sob essa temática, as imagens trazem uma percepção artística e estética muito particular dos locais – apuradas pelas técnicas aprendidas no workshop – e carregadas com um forte sentimento de identificação e pertencimento. E a recepção desse trabalho pelos moradores de Conceição do Mato Dentro também é muito interessante. “Contemplar o Jubileu através de belas imagens, sob esse olhar mais técnico e artístico, fecha o ciclo do workshop de fotografia da Anglo American. Ou seja, o resultado volta para a população e se transforma em legado”, reflete Leo Drumond.

Foto: Leo Drumond/NITRO

Segundo workshop Fotografe o Jubileu

Enquanto a primeira exposição encanta o público do Jubileu do Bom Jesus de Matozinhos, uma nova exposição para a festa do próximo ano começa a tomar forma. Isso porque, durante o final de semana que antecede o evento – entre 8 e 9 de junho – foi promovida a segunda edição do workshop Fotografe o Jubileu. Este ano, o curso recebeu 40 inscrições de moradores da cidade, dos quais 25 participaram das aulas teóricas sobre técnica fotográfica, ministradas nesses dois dias.

Assim, entre 13 e 16 de junho, os alunos da segunda turma desse projeto estarão nas ruas de Conceição de Mato Dentro colocando em prática os conhecimentos absorvidos no segundo workshop. Esse exercício de campo contará com o acompanhamento do Leo Drumond e da Júlia Braga, também da Nitro. Além da monitoria profissional e a orientação técnica, serão disponibilizados equipamentos fotográficos para os participantes praticarem a teoria e produzir novas e belas imagens que vão compor uma segunda edição da exposição O Jubileu que você vê, no próximo ano.

Além do envolvimento da Paróquia de Bom Jesus do Matozinhos, a iniciativa também contou, este ano, com o apoio da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – que cedeu o espaço para as aulas teóricas.

SERVIÇO
Exposição O Jubileu que você vê

Quando: 9 a 25 de junho de 2019
Local: Largo do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Conceição do Mato Dentro – MG
Entrada: gratuita. 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.