Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
CULTURA
Exposição Mineiridades do Memorial Vale chega a Mariana

Em cada localidade, o Mineiridades agrega parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais

Publicado em 11/06/2018 - 09h58
A mostra poderá ser vista gratuitamente de 14 de junho a 5 de julho, no Centro Cultural SESIMINAS - Foto: Divulgação

O Memorial Minas Gerais Vale segue na estrada com o Projeto Mineiridades, uma mostra itinerante que leva cultura gratuita ao interior de Minas Gerais, ampliando o acesso das comunidades visitadas. A exposição chega agora a Mariana e ficará no Centro Cultural SESIMINAS Mariana, com visitação gratuita, de 14 de junho a 5 de julho, das 9h às 11h e das 12h às 19h. O Centro está localizado na Rua Frei Durão, 26, no Centro.

A mostra é uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com a Prefeitura Municipal de Mariana e reproduzirá salas do Memorial Vale como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, além da releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro. Ao adentrar o espaço, os visitantes serão envolvidos por memórias afetivas por meio de sons, imagens e aromas.

Em cada localidade, o Mineiridades agrega parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais. Os visitantes também tem a oportunidade de realizar uma visita virtual, por meio de um totem, ao acervo completo do museu

Em 2017, o Mineiridades passou por Itabira, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto e Brumadinho. A mostra recebeu um público de mais de 5 mil visitantes individuais e 30 escolas. Também foram promovidas mais de 20 atrações culturais locais e oficinas.

Em 2018, antes de Mariana, passou por Barão de Cocais e seguirá para Belo Horizonte em julho. O cronograma do restante do ano ainda será definido.

Bonecas do Jequitinhonha mostram que religiosidade está na essência de ser dos mineiros – Foto: Divulgação

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.