Sábado, 15 de Dezembro de 2018
EDUCAÇÃO
Ex-diretora da Escola Estadual Doutor José de Grisolia escreve carta emocionada para se despedir da instituição

Prédio da instituição foi transferido à Polícia Militar para instalação do Colégio Tiradentes

Publicado em 25/03/2018 - 08h00
Escola Estadual Doutor José de Grisolia foi transferida para a Polícia Militar - Tatiana Santos/DeFato

O dia 6 de fevereiro de 2018 foi histórico para Itabira, com a inauguração do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Ao mesmo tempo, a data marcou a extinção definitiva da Escola Estadual Doutor José de Grisolia, no bairro Amazonas. A instituição, que já havia sido comunicada pela Secretaria de Estado de Educação de sua desativação paulatina, teve o processo acelerado com a transferência do prédio para a PM. Os alunos foram absorvidos pela nova escola.

A exoneração definitiva da diretora Maria Aparecida Almeida Monteiro foi assinada pelo governador Fernando Pimentel em 13 de março. Para se despedir, a educadora enviou à redação de DeFato Online uma carta emocionada, com direito a trechos de um poema de Drummond, na qual agrade à equipe, aos pais e alunos do Grisolia.

Confira:

“Em razão da minha exoneração do cargo de Diretora da Escola Estadual Dr. José de Grisolia, pela Secretaria de Estado de Educação, conforme o art. 106, alínea “b”, da Lei nº 869, de 5 de julho de 1952, publicada em 13/03/2018, chegou ao fim, nesta escola, uma etapa da minha vida profissional.  Mas ela não poderia terminar sem eu expresse algumas palavras de agradecimentos, pois fazer parte desta equipe de trabalho foi uma grande honra. Gratidão pelo voto de confiança em mim depositado para gerir esta escola e pelas vivências no dia a dia escolar.

Foram muitos momentos, de alegrias, dilemas, inquietações, experiências, expectativas, realizações, confraternizações, satisfação, insatisfação, confrontos de opiniões, novidades, que contribuíram imensamente para o meu crescimento profissional, sobretudo, pessoal. Agradeço primeiramente a Deus pela vida, discernimento e a oportunidade de poder fazer parte da formação de pessoas. A cada um de vocês, com quem compartilhei “breve” dois anos (2016 e 2017), os meus mais sinceros agradecimentos.

Nestes dois anos procurei trabalhar com afinco no enfrentamento das demandas gerais e, também, com muito respeito e compromisso com o processo de aprendizagem dos nossos alunos. Por essa razão, aproveito, hoje, para agradecer a cada pessoa com quem compartilhei, convivi, construí, realizei sonhos e troquei experiências numa relação de vínculo que marca para sempre a minha vida.

Aos estimados Professores, Secretárias, Secretárias da Limpeza, Bibliotecárias, Especialistas, Vice-diretora, Professora de Telessala, Professora de apoio; Professora da sala de Recurso; Inspetores, o meu muito obrigado pela presteza, a dedicação, o respeito e, acima de tudo, pelo compromisso com os nossos alunos. O meu agradecimento também para a equipe da Secretaria Regional de Ensino de Nova Era, para a Secretaria de Estado de Educação de Mina Gerais que acompanharam o nosso trabalho de Gestão Escolar. Agradeço ainda aos parceiros da escola FUNCESI; UNIFEI; Grupo Restore; Associação do Bairro Amazonas; Pr. Renato e equipe da Fazenda Esperança.

Por fim, a todos peço desculpas pelas faltas, pelas falhas e momentos de estresse, que, inclusive, fazem parte da caminhada … Porém, tenho ainda um agradecimento muito especial, aos ilustres alunos e aos pais desta comunidade, peças fundamentais para que a nossa função de educadores seja importante e significativa. Para estes me faltam palavras que expressem a minha gratidão, então, tomo emprestado parte da poema Mãos Dadas de Drummond para dizer o meu muito obrigado aos ilustríssimos alunos e pais desta comunidade:

“Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

 Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

 Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.

Porque juntos podemos fazer muito para um mundo bem melhor. E, assim, me despeço, mas os nossos diálogos seguem, agora, sem hora marcada, nas redes sociais e no dia a dia”.

Maria Aparecida de Almeida Monteiro
E-mail: mariamorfia@hotmail.com

 

 


LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.