Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
SETEMBRO AMARELO
Especialistas debaterão sociedade e felicidade em seminário

A participação é aberta a todos, mas é necessária prévia inscrição no site da instituição de ensino.

Publicado em 14/09/2018 - 07h59

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Comunitária de Ensino Superior (Funcesi) realizam, na próxima terça-feira, 18 de setembro, o seminário de saúde mental “Sociedade e Felicidade”. A participação é aberta a todos, mas é necessária prévia inscrição no site da instituição de ensino. O evento ocorrerá das 9h às 17h, no auditório da Funcesi.

A principal palestra do dia será com o médico psiquiatra Rodrigo Nicolato. Doutor em farmacologia, bioquímica e molecular, o médico, que também é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, abordará a repercussão do estresse e da ansiedade no corpo. A palestra será às 10h.

Das 13h30 às 15h ocorrerão três atividades simultâneas: oficina sobre meditação e espiritualidade, coordenada pelas psicólogas Juliana Fantini Scarpelli Martins da Costa e Daniela Rolla Brunelli. Outra atividade no mesmo horário será com o psiquiatra Vinícius Braga Martins da Costa, a psicóloga Maria da Glória Menezes Maggessi Cota e a enfermeira Gelsa Nunes. Juntos, eles coordenarão a roda de conversa “Associação das Terapias e da Medicação na Saúde Mental”. A terceira atividade é uma mesa redonda com a psicóloga Neiva Henriette Pontes Rodrigues, a neuropsicóloga e psicopedagoga Fátima Maria Assumpção Moreira e a terapeuta ocupacional Fabiana Pessoa Duarte. As profissionais vão abordar “Transtorno da Aprendizagem”.

A partir das 15h15, também simultaneamente, serão realizadas três atividades: mesa redonda “Drogas, Álcool – Redução de Danos”, com o psicólogo Marcelo Amorim do Amaral Castro, o psiquiatra Cássio Hermes de Andrade e a terapeuta ocupacional Fabiana Pimenta de Almeida; roda de conversa com a psicóloga Priscila Souza Vicente Penna, o fisioterapeuta Henrique Silveira Costa e o consultor em tecnologia da informação Marcelo Pires Guerra, que vão discutir o tema “Tecnologia e Socialização” e, ainda, uma mesa redonda abordando a capacidade dos incapazes, com a assistente social Priscila Ribeiro Oliveira, o advogado Diogo Luna Moreira e o médico Tiago Camilo Eisemberg de Alvarenga.

Segundo o diretor de Saúde Mental Marcelo Amorim do Amaral Castro, um dos organizadores do evento, podem participar do seminário profissionais de qualquer área de atuação, usuários dos serviços de saúde mental e o público em geral. “Mas é imprescindível fazer a inscrição prévia no site da Funcesi. As vagas já estão acabando, portanto, é importante a pessoa se apressar”, alerta.

A realização do seminário, conforme explica Marcelo Amorim, foi a forma que a equipe de saúde mental da Prefeitura encontrou para abordar o Setembro Amarelo – mês alusivo à prevenção ao suicídio. “Nossa intenção foi reunir a comunidade terapêutica para discutir com a população as formas de amenizar os transtornos da doença mental. A inclusão de práticas integrativas, o desenvolvimento da espiritualidade, a socialização mesmo que por métodos digitais, ou seja, aliar todos os dispositivos possíveis para melhorar a qualidade de vida, atenuar o estresse do dia a dia e manter a ansiedade sob controle. Resumindo, o que queremos é debater o resguardo da saúde mental”, finaliza Marcelo Amorim.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.