Sábado, 20 de Outubro de 2018
FUTEBOL
Espanha troca de técnico a dois dias de estrear pela Copa do Mundo

Julen Lopetegui foi demitido por acertar com o Real Madrid sem avisar à Federação; ídolo Fernando Hierro assume o comando da Fúria

Publicado em 13/06/2018 - 10h47
Julen Lopetegui deixou o cargo de treinador da Espanha - Foto: Divulgação

Conhecida no meio do futebol como “Fúria”, a Seleção da Espanha viveu uma manhã para fazer jus ao apelido nesta quarta-feira, 13 de junho. A dois dias da estreia contra Portugal pela Copa do Mundo, o presidente da Federação, Luis Rubiales, decidiu pela demissão do técnico Julen Lopetegui por ele ter acertado contrato com o Real Madrid. Em seu lugar assumirá o ex-jogador Fernando Hierro.

O anúncio do acerto do então técnico da Seleção com o Real Madrid foi feito nessa terça-feira, 12, pelo clube Merengue. Na manhã seguinte, o presidente da Federação Espanhola demonstrou seu descontentamento com a situação. Lopetegui havia renovado seu contrato com a Fúria no mês de maio, antes do embarque para a Rússia.

“Se alguém quer estabelecer um relacionamento com alguém da Federação, tem que falar com o trabalhador e também com a Federação. É básico, porque é a equipe de todos os espanhóis, uma Copa do Mundo é a data máxima. Não podemos ficar de fora de uma negociação de um dos seus trabalhadores e descobrir cinco minutos antes de um anúncio público. Fomos forçados a agir”, comentou o presidente.

A decisão foi tomada após uma reunião entre dirigentes, o agora ex-técnico e jogadores mais experientes do grupo. Os atletas teriam pedido para que o treinador continuasse, mas o presidente da Federação mostrou-se irredutível. Quando concedeu entrevista coletiva, Luis Rubiales disse que ainda estava estudando o nome do substituto de Lopetegui, mas a confirmação de Hierro veio horas depois.

Fernando Hierro assume o comando da Fúria – Foto: Divulgação

Atualmente, Hierro ocupava o cargo de diretor esportivo da seleção espanhola e faz parte da delegação que está na Rússia. Às 12h30 desta quarta-feira o ex-zagueiro dará uma coletiva para falar sobre a mudança de cargo. Logo em seguida, ele comandará o primeiro treinamento à frente a seleção.

Um dos maiores ídolos da história do Real Madrid, clube que defendeu de 1989 a 2003, Fernando Hierro disputou quatro Copas do Mundo (1990, 94, 98 e 2002) como atleta. O histórico como treinador, no entanto, não traz tantas glórias. Até assumir a seleção, o ex-zagueiro treinou apenas o Real Oviedo, da segunda divisão espanhola, na temporada 2016/17.

Apesar do ambiente conturbado, o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales mostrou otimismo ao falar sobre o futuro da seleção na Copa do Mundo da Rússia. “Conversei com os jogadores e o que eles me passaram foi que darão tudo. Peço a todos que nos apoiem, porque estamos falando do time espanhol de futebol e precisamos estar juntos”, disse.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.