Escritório de Advocacia promove treinamento de capacitação sobre o eSocial

O escritório Sabrina Oliveira Advocacia e Consultoria realizará, neste mês de setembro, um novo evento para capacitar empresários e profissionais de Itabira e região sobre o complexo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Instituído em 2014, pelo Governo Federal, o sistema é conhecido como eSocial. A ideia é que as empresas […]

Escritório de Advocacia promove treinamento de capacitação sobre o eSocial
||Da esquerda para a direita : Maria Raquel

O escritório Sabrina Oliveira Advocacia e Consultoria realizará, neste mês de setembro, um novo evento para capacitar empresários e profissionais de Itabira e região sobre o complexo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Instituído em 2014, pelo Governo Federal, o sistema é conhecido como eSocial.

A ideia é que as empresas brasileiras, por meio desse sistema, informem ao Governo, de forma unificada, tudo sobre contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais, FGTS, dentre outras.

Para isso, as empresas precisam enviar, em meio digital, as informações solicitadas na plataforma do eSocial. Mas a implantação desse sistema é mais complexa do que aparenta ser. Pensando nisso, o escritório Sabrina Oliveira Advocacia e Consultoria vem trabalhando para orientar os empresários itabiranos. “É um sistema que vai afetar todo e qualquer tipo de empresa. Há uma grande complexidade envolvendo diversas áreas do direito”, explica a advogada Sabrina Oliveira.

Em julho deste ano, o escritório organizou uma palestra informativa com a advogada paulista Gabriela Maluf, especializada em relações trabalhistas sindicais e institucionais. Participaram do encontro empresários, contabilidades e outros profissionais interessados no tema. Sabrina Oliveira, coordenadora do evento, e Maria Raquel Guerra, advogada associada, esclareceram que foi possível perceber como o assunto ainda gera muitas dúvidas. Assim, a pedido dos participantes, decidiram organizar um treinamento mais aprofundado sobre o eSocial.

Palestra realizada no mês de julho.
Da esquerda para a direita : Maria Raquel, Jaqueline Alvarenga, Gabriela Maluf e Sabrina Oliveira

O treinamento acontecerá no dia 26 de setembro, no auditório do edifício Monjolos Office, de 8h30 às 18h30, e será conduzido pela advogada e especialista Gabriela Maluf. Mais do que explicar para os empresários o funcionamento do eSocial, o treinamento ajudará a entender a importância de qualificar as informações que serão inseridas no sistema e adequar as práticas da empresa à legislação vigente.

Acompanhando de perto, desde 2014, a implantação do eSocial, a advogada Gabriela Maluf deixa claro que cabe ao contribuinte aceitar as modificações na forma de prestação das informações ao Governo Federal, já que o eSocial é uma realidade. Como foi uma mudança muito complexa, desde a oficialização do sistema foram criados um comitê gestor e um projeto piloto com grandes empresas.

O novo prazo de adequação para as empresas com faturamento anual de até 78 milhões de reais é até novembro. Aquelas que estão acima dessa faixa, já estão com o sistema operando desde janeiro de 2018. As empresas que não se adequarem poderão ser multadas. Os valores podem chegar a 200 mil reais, mas eles são proporcionais ao porte da empresa e variam de acordo com a infração. “Por isso é tão importante que os empresários estejam informados e tenham uma assessoria trabalhista. Vai ser preciso fazer uma arrumação da casa nessa área, porque se você inserir uma informação errada, haverá multas”, reforça Gabriela.

POR QUE FAZER O TREINAMENTO?

O treinamento abordará o funcionamento do sistema, quais são as suas exigências e, principalmente, como qualificar as informações que serão fornecidas e como as inserir de forma correta. “É bom esclarecer que o eSocial não altera a legislação trabalhista. O que ocorre é que a legislação, em alguns casos, não era bem aplicada. No treinamento, abordarei pontos em que a empresa poderá aliar boas práticas à implantação do novo sistema”, especifica a instrutora.

Outra preocupação é que o treinamento esclareça de quem são as obrigações no que diz respeito às informações enviadas por meio do eSocial. Prática rotineira no Brasil, as contabilidades, muitas vezes, acabam sendo as responsáveis por organizar e fornecer dados das empresas. Como parte integrante do processo, esse tipo de prestadores de serviço têm o interesse de que os próprios empresários busquem conhecimento sobre o eSocial para que a responsabilidade não recaia apenas sobre eles, já que o sistema opera em campos que não dizem respeito apenas ao serviço contábil, como Saúde e Segurança, por exemplo.

Justamente pela dificuldade de implantação do sistema e sua complexidade, o eSocial está sempre mudando, gerando a constante necessidade de busca por informação e treinamentos por parte dos empresários e seus colaboradores. “Esse ajuste de prazo dado pelo Governo Federal às empresas é uma grande oportunidade para o empresariado começar a operacionalizar o sistema e se qualificar. O indicado é que ele já se habitue ao eSocial mesmo antes dele entrar em vigor. É preciso ter em mente que o ator principal, envolvido no eSocial é a empresa”, finaliza Sabrina Oliveira.

SERVIÇO

Treinamento eSocial
Tema: Sua empresa está preparada para o eSocial?
Instrutora: Gabriela B. Maluf, advogada especialista em Relações Trabalhistas. Desde 2014 trabalhando com eSocial
Dia: 26 de setembro de 2018
Horário: 8h30 às 18h30
Duração: 8 horas – intervalo de duas horas para almoço
Local: Auditório Monjolos Office
Endereço: Avenida Cristina Gazire, 1097 – Bairro Praia – Itabira/MG
Investimento: R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por pessoa – inclui apostila eSocial e certificado de participação
Inscrições: [email protected]
Telefone de contato: (31) 3840-8684 / (31) 9.9412-4772

 


cassino criptomoedas
Contato Técnico: gB Mídia Política de Privacidade