Sábado, 20 de Julho de 2019
LEANDRO IANNOTTA
Escalador mineiro desaparecido na Argentina tem forte relação com a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro

Leandro Iannotta atua como instrutor de montanhismo na cachoeira e, inclusive, tem duas vias de escalada abertas por ele no local

Rodrigo Andrade Publicado em 23/01/2019 - 16h20
Leandro Iannotta dedicou últimos anos a escaladas na Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro - Foto: Arquivo pessoal

O escalador mineiro Leandro Iannotta, um dos dois brasileiros desaparecidos no Monte Fitz Roy, na Patagônia argentina, desde a última sexta-feira, 18 de janeiro, tem profundas relações com a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. O profissional atua nos paredões da maior queda d’água do estado desde 2013 e, inclusive, tem duas vias de acesso ao topo descobertas e abertas por ele.

Leandro e o capixaba Fabrício Amaral estão no Parque Nacional Los Glaciares, que abriga o Monte Fitz Roy, desde o início da semana passada. No dia 15, o mineiro fez uma postagem em seu Instagram, relatando uma primeira subida e as dificuldades encontradas com o mau tempo. Na sexta-feira eles foram vistos pela última vez por um grupo de montanhistas estrangeiros, que optaram por descer o monte com medo da severa frente fria que se aproximava. Os dois brasileiros, no entanto, preferiram continuar a subida.

Fabrício Amaral e Leandro Iannotta desapareceram na Argentina – Foto: Arquivo pessoal

Leandro e Fabrício são dois dos escaladores mais experientes do país. O mineiro, conhecido como Mr. Bean, dedicou os últimos anos de sua carreira à Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Lá, atuava como instrutor de escalada autônomo e aproveitava para exercer sua maior paixão. Suas redes sociais são repletas de fotos e vídeos da maior cachoeira do estado, com declarações de amor e frases motivacionais.

A secretária de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Rejane Ottoni, se mostra abatida com a falta de informações sobre Leandro. Em contato com a reportagem de DeFato, ela contou que o escalador já deu cursos gratuitos a servidores da pasta e era tido como uma autoridade para que o município aceitasse desportistas da modalidade em seus ativos naturais. “Há seis anos estipulamos uma regra para que a prática de qualquer tipo de esporte radical no município esteja condicionada a uma autorização da federação correspondente. Para os praticantes de montanhismo, era o Leandro que avalizava”, disse Rejane.

“Nunca tivemos nenhum vínculo empregatício ou contratual com ele enquanto Prefeitura. Mas era um cara muito querido por todos do Turismo. A relação que ele tinha era de muito amor pela cachoeira e por Conceição do Mato Dentro”, continua a secretária, que diz estar na torcida para que ele e o colega capixaba sejam encontrados com vida.

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Escalar na Cachoeira do Tabuleiro é sempre um aprendizado, enquanto subia pela corda que estava fixa na parede, pensava se meu objetivo seria realizado, com misto de gana e cautela conquistamos os 30 metros restantes e alcançamos o cume! Conquista da via: Entre o ego e a realidade, hoje ainda com o corpo cansado me pergunto e agora? kkkkk treino, foco e motivação pra voltar lá escalar tudo em livre e quem sabe encadenar as enfiadas! #climb #climbinghype #climbingmountains #climbing_is_my_passion #climbing_lovers #climbing_pictures_of_instagram #climbingwall #escalada #escaladaclassica #escaladatradicional #escaladadeaventura #escaladaemrocha #escaladamg #escaladatrad #escaleotabuleiro #decathlonbelohorizonte #decathlon #stretchyourlimits #4climb #mracaicastelo #tabuleiro #parqueestadualserradointendente #parquenaturalmunicipaldotabuleiro #cachoeiradotabuleiro #entreoegoearealidade #mrbean #mrguia #vivaoclimb

Uma publicação compartilhada por Leandro Iannotta…Mr.Bean (@leandroiannotta) em

Buscas

Desde a segunda-feira, 21, uma equipe de resgate formada por socorristas do parque e alpinistas estrangeiros voluntários começaram as buscas pelos brasileiros, mas o mau tempo e a própria formação da montanha têm dificultado o trabalho de resgate.

À Agência Brasil, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Natan Fabrício, informou que um dos resgatistas se acidentou gravemente e o grupo precisou voltar. As buscas, neste momento, segundo ele, permanecem suspensas em razão do mau tempo.

Fabrício explicou que os dois brasileiros têm boa experiência em escalada e que o local onde eles desapareceram não é para iniciantes. “Difícil acesso, difícil escalada. Não é fácil chegar”, disse. A expectativa dos amigos e da família é que uma janela se abra – termo utilizado para definir o momento em que o tempo ruim cessa e surge um intervalo de três ou quatro dias de tempo bom – para tornar as buscas menos complicadas.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado do Brasil em Buenos Aires acompanha o caso dos brasileiros e está em contato com as famílias, prestando a assistência consular cabível.

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fitz Roy/El chalten/Patagônia A primeira investida foi incrível, caminhada longa por trilha, atravessar um glaciar até o “Passo Superior” para depois escalarmos a Brecha dos Italianos, aprox. 250 metros de neve e rocha até a Silla, foi difícil identificar a base da via Franco Argentina e com o vento forte que vinha do Cerro Torre, decidimos descer e esperar a próxima Janela, aprendendo a cada dia e em quanto isso, sigo pedindo ao Anjo da guarda escalador uma força! Vamooo Fotos e vibe Fabrício “Amaral” @decathlonbelohorizonte @simondchamonix @4climb @mracaicastelo #fãdeesporte #souesportista #climb #climbing #climbing_worldwide #climbingmountains #montain #climbingwall #tradicionalclimbing #climbingtrip #escalada #escaladanogelo #escaladanofrio #escaladanovento #escaladademontanha #elchalten #parquenacionallosglaciaresargentina #patagonia #fitzroy #mrbean #mrguia #decathlon #simond #simondbh #obrigadorere #obrigadoleozinho #vivaoclimb

Uma publicação compartilhada por Leandro Iannotta…Mr.Bean (@leandroiannotta) em


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.