Domingo, 21 de Julho de 2019
ENCONTRO
Encontro de Práticas Integrativas Complementares busca dar visibilidade à medicina alternativa em Itabira e região

Os métodos abordam questões tanto de saúde física quanto mental

Publicado em 09/04/2019 - 16h36

As Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais (UBS), por meio do Sus, têm buscado formas de implantar as Práticas Integrativas Complementares (Pics) e divulgar seus benefícios à população. A Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS) recebeu nesta terça-feira, 9, um encontro para discutir e apresentar as práticas alterativas de saúde física e mental aos representantes das cidades que compõem a GRS.

O encontro contou com a presença de Gelza Matos Nunes, Coordenadora Estadual das Pics, que falou à DeFato Online sobre a importância de se desenvolver os métodos no Sus. “As Pics são muito efetivas e tem um custo benefício excelente. Elas vêm pra complementar a medicina convencional, os recursos tradicionais, então quando o indivíduo vai à UBS para ser atendido, recebe o tratamento de uma forma integral”, explica.

De acordo com a coordenadora, as práticas no universo privado são caracterizadas pelo alto custo de tratamento, tornando a ampliação por meio do Sus é necessária. “Existe uma busca muito grande pela modalidade. O ministério da Saúde divulgou há algumas semanas atrás que a busca pelas Pics tem crescido cerca 42% nos últimos anos”.

Fazem parte da GRS os municípios de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis.

No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), foi estabelecida em 2006 no Sus, por meio da Portaria GM/MS nº 9712. Essa Portaria traz orientações para estruturar as PICS nos serviços da Atenção Básica, além de outras providências.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.