Terça-feira, 18 de Junho de 2019
STEP 3
Empresários fazem passeata em Conceição do Mato Dentro por aprovação de licenciamento da Anglo American

Intenção é sensibilizar autoridades por liberação da operação da terceira fase do Minas-Rio

Publicado em 18/12/2018 - 11h24
Empresários e comunidade esperam repetir o que fizeram em janeiro - Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Conceição do Mato Dentro convocam para esta quarta-feira, 19 de dezembro, uma manifestação de apoio ao licenciamento da terceira fase do projeto Minas-Rio, da Anglo American. O movimento está marcado para as 8h, na Praça Ubaldina.

Entenda a expansão do Minas Rio!

A licença de operação (LO) do Step 3 está marcada para ser votada na sexta-feira (21), na Câmara de Atividades Minerárias (CMI), em Belo Horizonte. O processo chegou a ser colocado em pauta no último dia 11, após a empresa conseguir uma liminar na Justiça, mas foi retirado a partir de um pedido de vista.

Segundo organizadores da manifestação, a intenção é sensibilizar autoridades sobre a importância da continuidade do projeto da Anglo American para Conceição do Mato Dentro. “Que possamos demonstrar nossa força e união em torno de um assunto que interessa a todos nós enquanto representantes da força motriz de nossa cidade”, diz o convite encaminhado pelas entidades empresariais.

A mobilização marcada para esta quarta-feira não será a primeira organizada em Conceição do Mato Dentro em torno do projeto da Anglo American. Em janeiro deste ano, comunidade, empresários e até políticos locais saíram às ruas pela aprovação das licenças prévia (LP) e de instalação (LI) da terceira fase do Minas-Rio. A própria empresa também organizou funcionários para pressionar os órgãos ambientais.

A mineradora sustenta que a expansão é vital para continuidade das operações em Conceição do Mato Dentro. Os investimentos nessa nova etapa chegarão a R$ 1 bilhão, segundo a empresa. Ampliada, a mina do Sapo atingirá 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano por, pelo menos, mais uma década e meia. 

As obras para o Step3 já acontecem em Conceição do Mato Dentro desde o início do ano e não pararam nem mesmo nesse período em que a empresa está com a produção suspensa por causa de rompimentos no mineroduto. Toda a atividade de construção deverá durar 50 meses. De acordo com a Anglo American, serão 800 empregos no pico das obras e mais 100 depois que a ampliação estiver concluída.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.