Domingo, 21 de Julho de 2019
governo de minas
Zema diz que errou ao prometer que 1º escalão não teria salário

No fim de maio, o Governador vetou uma emenda aprovada na Assembleia Legislativa que proibia o pagamento de jetons a secretários.

Folha Press Publicado em 13/06/2019 - 20h54
Romeu Zema (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que errou ao prometer em campanha que o primeiro escalão do governo não receberia salários e ao criticar o pagamento de jetons –gratificação que secretários recebem por cargos em conselhos de estatais. A declaração foi feita à rádio CBN, na quarta (12). No fim de maio, Zema vetou uma emenda aprovada na Assembleia Legislativa que proibia o pagamento de jetons a secretários.

O veto depende de nova análise dos parlamentares. “Eu tenho de dar a mão à palmatória e falar que errei nessa questão aí”, afirmou. “Vale lembrar que é a primeira vez que assumo um cargo público”. No mesmo dia em que vetou a proposta, o governador assinou um decreto que regulamenta a participação de secretários em conselhos fiscais de estatais.

O texto determina que os vencimentos totais de um secretário (salário e jetons somados) não pode exceder o teto do funcionalismo estadual, hoje fixado em R$ 35.462,22, o equivalente ao salário de desembargadores do TJ-MG. Também fez valer um decreto anterior, da gestão de Fernando Pimentel (PT), que limita a participação de cada secretário a até dois conselhos. Os valores pagos por jetom variam de empresa a empresa.

Zema disse que reviu sua posição ao comparar os salários dos secretários mineiros aqueles pagos por outros estados e pelo município de Belo Horizonte. O salário líquido de um secretário estadual de MG é de cerca de R$ 8. 500. Segundo o governador, equivale a um quarto ou um terço do que é pago por Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Você não consegue atrair pessoas qualificadas com um salário que é metade de um secretário municipal.”

Zema afirmou que os salários dele e de seu vice, Paulo Brant (Novo), são doados. Os valores de janeiro e fevereiro foram para duas Apaes.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.