Em Brasília, André Viana diz que ANTT quer “enfiar goela abaixo” renovação de ferrovias

As discussões em torno da renovação de ferrovias federais concedidas à Vale continuam e com polêmicas. Nessa terça-feira, 18 de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou mais uma audiência pública para debater o assunto, dessa vez em Brasília. De novo, representantes de Itabira criticaram a forma com que a proposta tem sido […]

Em Brasília, André Viana diz que ANTT quer “enfiar goela abaixo” renovação de ferrovias
André Viana fez discurso duro contra a ANTT e a Vale durante audiência – Foto: Acom Metabase|||

As discussões em torno da renovação de ferrovias federais concedidas à Vale continuam e com polêmicas. Nessa terça-feira, 18 de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou mais uma audiência pública para debater o assunto, dessa vez em Brasília. De novo, representantes de Itabira criticaram a forma com que a proposta tem sido tratada e pediram mais protagonismo para o município, principal alimentador da Ferrovia Vitória-Minas (FVM).

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O vereador e presidente do Sindicato Metabase, André Viana, usou a tribuna durante a audiência pública. Em tom duro, ele criticou a ANTT ao afirmar que a agência nacional tenta “enfiar goela abaixo” da população mineira a renovação das concessões. Isso porque o acordo costurado pelo governo federal é para que a Vale invista R$ 4 bilhões nas regiões Norte e Centro-Oeste em compensação pelo direito de explorar as ferrovias por mais 40 anos.

Como já havia feito em audiência semelhante, em Belo Horizonte, na semana passada, André Viana defendeu que Itabira tenha papel de maior destaque nessas tratativas. O vereador/sindicalista afirmou que é graças ao escoamento da produção minerária de Itabira, iniciada há 70 anos, que hoje a FVM está economicamente viável.

“Os estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro estão requerendo parte dos recursos oferecidos pela empresa para manutenção de suas estradas, mas se esquecem que grande parte desta receita oferecida pela Vale sai de Itabira, por meio de sua mineração”, criticou André, antes de emendar: “Não podemos aceitar uma discussão que decidirá o os próximos 40 anos sem o principal interessado, o protagonista desta audiência, que é nosso município, a nossa cidade Itabira”.

André Viana ressaltou que não é contra a concessão, muito menos contra os Estados da Federação participarem dos investimentos, mas voltou a defender que Itabira tem de ter prioridade, pois é a que mais sofre os impactos de ter uma ferrovia em seu território.

“Aonde estavam os lobistas e engravatados que aqui discursaram em defesa da Vale e ANTT quando pessoas foram atropeladas e mortas nas ferrovias? Itabira, em termos proporcionais de população, é a cidade aonde mais acidentes acontecem com atropelamentos de pessoas e colisões de veículos e locomotivas, locomotivas que espalham pó de minério a menos de cinco metros de pessoas e casas em seu trajeto. Isso sem contar o barulho ensurdecedor que os vizinhos da ferrovia suportam dia e noite, sete dias por semana”, discursou.

Em Brasília, a audiência contou com presença de uma caravana de itabiranos, formada com cerca de 50 pessoas, ente elas associados do Metabase, pensionistas e aposentados. Durante o encontro, foi entregue à Mesa Diretora um ofício solicitando que Itabira seja incluída no calendário de audiências públicas sobre a concessão de ferrovias.

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