Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
EVENTO
Conceição do Mato Dentro promove a 2ª edição do Tabuleiro Jazz Festival

O evento reunirá grandes atrações internacionais e regionais

Publicado em 12/05/2019 - 17h10

Importantes nomes do Jazz estarão reunidos de 17 a 19 de maio no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, para a segunda edição do Tabuleiro Jazz Festival. Com entrada franca, o evento reunirá grandes atrações internacionais e regionais numa programação diversificada. “O Festival de Jazz do Tabuleiro já está sendo considerado pela crítica no Brasil um dos melhores festivais do país. O mais interessante é a interação com a comunidade do Tabuleiro, é uma interação completa do Jazz com a comunidade e também com a natureza”, diz o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira.

Segundo o curador do Tabuleiro Jazz Festival, o violonista Aliéksey Vianna, a proposta essencial do evento é promover uma grande diversidade de manifestações culturais, por meio do diálogo entre artistas com distintas referências e linguagens. “Este ano, conseguimos abrir mais o leque, com uma variedade ainda maior de ingredientes nesse caldeirão musical, mas mantendo o mesmo nível de qualidade. Participarão do festival músicos do mais alto nível do jazz americano e europeu, artistas que são parte dos line-ups dos principais festivais do mundo”, explica.

O festival prestará uma homenagem ao músico mineiro Toninho Horta pelo seu aniversário de 70 anos. Toninho, que é um dos músicos brasileiros de maior prestígio no mundo do jazz, foi uma das estrelas da primeira edição do festival e estará presente para receber esta homenagem.

Abertura do festival traz atrações locais

Na sexta-feira, dia 17, a abertura do festival será realizada pelo Bloco Quebra Tabu, formado por 22 percussionistas do distrito de Tabuleiro. Tocando alfaias, agbês, caixas de guerra, gonguês, xique-xiques, saxofone, trompete e flauta, o grupo musical vai interpretar clássicos da música popular, composições autorais e releituras de canções de domínio público de nossa tradição. No repertório, o hino do Quebra Tabu, “Canto de Xangô’ (Baden Powell), “Anunciação” (Alceu Valença), ”Zumbi” (Jorge Ben Jor) e “Mamãe Oxum” (Zeca Baleiro).

Outra artista de Conceição que se apresenta na abertura do evento é Denise de Miranda, cantora de jazz e compositora. Neste show, ao lado do percursionista e baterista Wesley Gonçalves, a artista mostra seu talento em voz e violão, interpretando canções em português, francês, espanhol e italiano. O repertório do show é fruto dessa longa experiência musical no Brasil e na Europa, onde se apresentou em festivais e clubes de jazz.

Participa também do primeiro dia de shows a Banda Mula, que possui influências artísticas marcadas por ritmos brasileiros (samba, maracatu, afoxé), jamaicanos (nyabinghi, reggae, dub) e também pelo rock’n’roll clássico. O grupo vai apresentar composições de seu disco MULA.

Com sonoridade brasileira e referências da música eletrônica, folk rock e pós-punk, Flavão e o Retrofuturismo, que tem à frente o conceicionense Flávio Lima, fecha a programação de sexta-feira. Ele se apresenta com os músicos Daniel Saavedra (synths, programação), Deco Lima (guitarra), Paulo Pires (bateria, programação) e Rodrigo Araújo (baixo). Haverá participação especial de Renato Carvalho (saxofones) e Felipe Gaeta (gaita).

Programação:

Sexta-feira – 17 de maio

20h – Bloco Quebra Tabu (Tabuleiro)

21h – Denise De Miranda (Conceição do Mato Dentro)

22h – Banda Mula (Conceição do Mato Dentro/BH)

23h – Flavião e o Retrofuturismo (Conceição do Mato Dentro/SP)

 

Sábado – 18 de maio

20h – Focusyear Band 19 (Suíça/Coréia do Sul/Espanha/Áustria/EUA/Brasil)

21h30 – Jazz Connection Trio: Kenny Barron, Nilson Matta, Rafael Barata (EUA/Brasil)

23h – Jorge Continentino – Pifanology (RJ/BH)

 

Domingo – 19 de maio

13h30 – Celso Moreira Quinteto

15h – Sheldon Brown (EUA) e MG Big Band (BH)

16h30 – Nguyên Lê (França/Vietnã) encontra Antônio Loureiro (SP) e os Irmãos Campagnani (BH).

 

Programação paralela:

 

Sábado – 18 de maio

Anfiteatro Igrejinha de Tabuleiro

16h – Apresentação Clubinho do Jazz

17h – Apresentação Meninas do Tabuleiro

18h – Grupo de Dança Afro Tapera Real

Escola Municipal Ana Vieira de Andrade

14h – Oficina de cosméticos naturais

 

Domingo – 19 de maio

Anfiteatro da Igrejinha de Tabuleiro

9h – Treinamento Funcional – Sensibilidade e Natureza – Educadora Física Adrielle Moreira

11h – Roda de conversa com raizeiras de Tabuleiro.

18h – Teatro – Peça “Adélia e Drummond” – Grupo Maria Tiana – direção Riquinho Diana

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.