Domingo, 21 de Julho de 2019
Religiosidade
Corpus Christi é celebrado com missas e tradicional confecção de tapetes

Confira a programação de Itabira, Belo Horizonte, Caeté e Diamantina para a data

Publicado em 18/06/2019 - 10h59
Foto: Kelly Eleto/DeFato

Este ano, o feriado católico de Corpus Christi será celebrado no dia 20 de junho. Manifestações religiosas no mundo inteiro celebram o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.

O Corpus Christi tem data variável no calendário, pois acompanha a Páscoa, sendo realizado 60 dias após o Domingo da Ressurreição. Durante a Celebração, são comuns procissões pelas ruas com o Santíssimo Sacramento e os tradicionais tapetes que enfeitam ruas com serragem colorida. Confira a programação de Itabira, Belo Horizonte, Caeté e Diamantina para a data:

Itabira

As paróquias pertencentes a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano já possuem programação definida para a data. Veja:

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

A programação acontece na Matriz de Nossa Senhora da Saúde localizada no centro de Itabira

Catedral Nossa Senhora Do Rosário

A missa na Catedral será às 19h. Em seguida, os fiéis irão sair em procissão até o Largo do Batistinha no centro de Itabira. Após a caminhada, será feita uma reza especial e logo depois o retorno para a Catedral.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A programação da Matriz de Nossa Senhora da Conceição começa às 8h com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem nas ruas em torno da Igreja. Às 17h terá a missa na rua Galícia, no bairro Valença. Após a celebração será realizada uma procissão pelas ruas próximas à Igreja em direção à Capela de Nossa Senhora das Graças, momento em que será encerrada a programação.

Paróquia Nossa Senhora da Penha

O Santuário de São Geraldo terá missa às 7h com procissão com o Santíssimo para a comunidade São Geraldo, no bairro Major Lage.Às 18h outra celebração será realizada na Comunidade Sagrado Coração de Jesus no bairro Praia, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.

Paróquia Santo Antônio

Localizada na rua dos Engraxates, no bairro Gabiroba, a Matriz de Santo Antônio terá missa às 18h e logo em seguida uma procissão pelas ruas próximas à Igreja. Os organizadores da programação pedem para que os fiéis levem velas para serem acesas durante a caminhada.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

No bairro Amazonas, a missa começa às 17h na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Desde às 8h, os fiéis poderão participar da confecção de tapetes de serragem nas ruas próximas a Igreja.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, o Santíssimo será exposto para os fiéis na Igreja São José, no bairro Bela Vista, às 17h. Às 17h30 será realizado um momento devocional feito pelo terço dos homens e em seguida a procissão em direção a Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Ao terminar a procissão, a missa será celebrada ao ar livre, no estacionamento da Igreja.

Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte também já definiu a programação para o  Corpus Christi  de todas as paróquias pertencentes à capital mineira. A instituição espera reunir milhares de fiéis em um momento especial de reflexão, comunhão e partilha.

Confira a programação das paróquias:

PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS DA SANTA FACE – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA INÊS – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO DIMAS – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA CLARA DA PIEDADE – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E SÃO MIGUEL – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA CLARA E SÃO FRANCISCO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE VENDA NOVA – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SÃO GABRIEL PASSIONISTA – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA CRISTO OPERÁRIO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA EDITH STEIN – BELO HORIZONTE

PARÓQUIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA – BELO HORIZONTE

Veja aqui a programação das paróquias da região metropolitana que fazem parte da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Caeté

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, localizado no município de Caeté, é ideal para a reflexão,  oração para os fiéis católicos. O Santuário abriga a Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, e um dos maiores atrativos turísticos da região.

Na celebração de Corpus Christi, às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, irá presidir a missa no Santuário. Após a celebração, será realizada uma procissão da Basílica Estadual das Romarias até a Basílica da Padroeira. Para quem puder participar da celebração com o bispo, às 11h e 15h serão celebradas missas também.  No próximo sábado (22), o bispo retorna ao Santuário para missa especial de ordenação diaconal às 9h.

Diamantina

Na Catedral Metropolitana de Diamantina, pertencente a Arquidiocese de Diamantina, a programação será a seguinte:

9h – Confecção dos tapetes (Ponto de encontro Praça da Catedral)

16h – Missa na Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Darci José Nicioli. Logo após procissão.

Trajeto: Praça da Catedral, Rua direita, Rua Vieira Couto, Praça Lobo de Mesquita, Rua do Contrato, Rua do Carmo, Rua da Quitanda, encerando na Catedral.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade do Serro, também integrante da Arquidiocese de Diamantina, a missa será realizada às 8h na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A Igreja está localizada na rua  Gen. Pedra.

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.