Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ECONOMIA
Consulesa italiana vem a Itabira para estreitar relações comerciais com o município

Aurora Russi aproveitou a história de Mário Araldi, italiano que fundou a Fermag, em Itabira, para mostrar a ligação entre o país e a cidade

Tatiana Santos Publicado em 13/03/2018 - 15h43
Consulesa Aurora Russi representa a Itália em Minas Gerais - Tatiana Santos/DeFato

Itabira recebeu na manhã desta terça-feira, 13 de março, a consulesa da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi. Ela esteve na sede da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), onde conversou com empresários locais. Além da representante da Itália, o encontro foi marcado pela presença do fundador e ex-presidente da Fermag e vice-presidente da Câmara de Comércio Ítalo Brasiliana de Minas Gerais, Mário Araldi. Na ocasião, ele foi oficializado como correspondente consular nas relações comerciais entre Itabira e o departamento italiano.

O evento teve o objetivo de estreitar relacionamentos empresariais, ressaltando a importância industrial e comercial da região, que será a ligação entre instituições italianas e de Itabira. Aurora Russi comentou a relação de proximidade com Mário Araldi, e que a oportunidade de vir à cidade surgiu de questionamentos dele sobre o que o consulado poderia fazer para melhorar as relações entre Minas Gerais e a Itália. Numa dessas conversas, ela sugeriu estreitar esses laços o nomeando como mediador das ações futuras.

O consulado fica na capital mineira, mas, segundo a consulesa, em sua gestão o objetivo é de que o departamento “saia” das fronteiras de Belo Horizonte, o que propiciou que Mário fosse um porta-voz de Itabira no órgão, já que é “muito conhecido tanto aqui, como em Belo Horizonte”. A representante da Itália lembrou que a Fermag é o exemplo único de empresa italiana que se instalou na cidade. “A presença da pessoa do Mário é para incentivar mais empresas a vir para Itabira, para conhecer o que o território tem a oferecer”, completou.

Engenheiro italiano Mário Araldi fundou a Fermag em Itabira – Tatiana Santos/DeFato

Conexão

A consulesa afirmou que Mário Aradi deverá ser uma conexão entre o empresariado itabirano e as estruturas do consulado, como a Câmara do Comércio. Por outro lado, essa seria ainda uma ponte para que as empresas italianas sejam representadas em Itabira, em ocasiões em que escolherem fazer investimentos na região.

Mário afirmou que sua atribuição será de melhorar o relacionamento comercial, observar o mercado e ver onde é possível encontrar um ponto de encontro de negócios, até mesmo no âmbito cultural.  Ele afirmou que está à disposição das demandas que chegarem, mas que Itabira deve o reportar de suas necessidades. “A consulesa veio, deu o primeiro toque. Agora depende de eu ser solicitado. Eu posso intermediar. Eu posso acompanhar os negócios”, declarou. Segundo ele, a Itália não conhece a área de Itabira, então a cidade que deve cobrar as ações.

Evento foi acompanhado por empresários na Acita – Tatiana Santos/DeFato

Visita

Foi aberta oportunidade para que os participantes fizessem perguntas. O estilista itabirano Ronaldo Silvestre comentou que numa conversa com representantes do grupo italiano Gucci, em São Paulo, eles se mostraram interessados na qualidade do trabalho artesanal e criatividade mineira. Ele questionou se as relações ítalo-itabiranas seriam focadas estritamente no setor metalúrgico e de serviços ou se o consulado teria os olhos voltados a iniciativas que visam a economia criativa e produção para a indústria da moda.

Aurora afirmou que as portas não estão fechadas para este ramo e abrir a setores que não sejam somente a mineração é muito importante. Mário, por sua vez, sugeriu uma visita junto à consulesa ao projeto Tecendo Itabira, da qual o estilista itabirano é fundador.

A consulesa

Aurora Russi nasceu em Roma. Tem formação acadêmica em Economia pela Universidade “Luigi Bocconi”, de Milão. Trabalhou nas Relações Institucionais de Federchimica Confindutria em Roma e iniciou a carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores, também em Roma. Em maio de 2014, assumiu em Belo Horizonte o cargo de Cônsul da Itália.

 


LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.