Concurso da Marinha abre 90 vagas para diferentes áreas de formação

A Marinha do Brasil, através do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), publicou o edital do concurso público para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha em 2019. Em disputa são 90 vagas para cabos e as oportunidades são para ambos os sexos. Vagas As vagas são destinadas às seguintes áreas: Administração […]

Concurso da Marinha abre 90 vagas para diferentes áreas de formação

A Marinha do Brasil, através do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), publicou o edital do concurso público para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha em 2019. Em disputa são 90 vagas para cabos e as oportunidades são para ambos os sexos.

Vagas

As vagas são destinadas às seguintes áreas: Administração Hospitalar, Contabilidade, Eletrônica, Enfermagem, Estatística, Gráfica, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Processamento de Dados, Química, Radiologia Médica e Telecomunicações.Para concorrer, o profissional precisa possuir curso técnico em área relacionada. Além disso, o candidato deverá possuir, no mínimo, 18 anos completos e menos de 25 anos até o primeiro dia do mês de janeiro de 2020.

O curso de formação

O candidato aprovado e convocado dentro do número de vagas irá realizar o curso de formação, que ocorrerá no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. Este curso possui duração de 17 semanas e durante ele, o candidato é nomeado Praça Especial. Após a conclusão do curso, o candidato é nomeado Cabo do CAP.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 22 de julho e 16 de agosto de 2019, via internet, através do endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Será possível se inscrever também de forma presencial, devendo o candidato comparecer, das 08h30 às 16h30, durante o período de inscrição, em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL). Os endereços estão disponíveis no anexo do edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00. Poderá solicitar a isenção desta taxa, o candidato que: for doador de medula óssea registrado em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde; pertencer à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, desde que possua renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário mínimo nacional.

Provas

O concurso público será composto pelas seguintes etapas: prova objetiva; redação; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; verificação de documentos; avaliação psicológica; procedimento de heteroidentificação. Para realizar a prova escrita, o candidato deverá estar portando seu comprovante de inscrição, documento oficial de identificação original, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, lápis e borracha.

As provas escritas serão realizadas na segunda quinzena de outubro de 2019, nos municípios de Rio de Janeiro – RJ, Angra dos Reis – RJ, Nova Friburgo – RJ, São Pedro da Aldeia – RJ, Vila Velha – ES, Salvador – BA, Natal – RN, Olinda – PE, Fortaleza – CE, Belém – PA, Amapá – AP, Piauí – PI, Santarém – PA, São Luís – MA, Rio Grande – RS, Porto Alegre – RS, Paranaguá – PR, Florianópolis – SC, Ladário – MS, Brasília – DF, Santos – SP, São Paulo – SP e Manaus – AM.

O tempo total de realização da prova escrita é de quatro horas, podendo o candidato se retirar do local da prova somente após duas horas de seu início. A prova objetiva será composta por 50 questões, envolvendo disciplinas relativas à área da vaga em disputa. A redação valerá 100 pontos e deverá ter entre 20 e 30 linhas, sendo descontado 5 pontos para cada linha abaixo ou acima destes limites.

Serão aprovados, neste concurso público, o candidato que acertar, no mínimo, 50% das questões da prova objetiva, se classificarem em até 3 vezes o número de vagas e obtiverem a nota mínima de 50 pontos na redação. Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios: candidato com a maior nota na prova objetiva; com a maior nota na redação; de maior idade.

O teste de aptidão física será composto por provas de natação e corrida e serão realizados em dois dias não consecutivos. Na prova de natação, o candidato deverá nadar um percurso de 25 metros no tempo estipulado. Na prova de corrida, o percurso será de 2400 metros.

Validade

O prazo de validade deste concurso público se encerra em 24 de maio de 2020.

Edital

Para mais informações sobre este concurso público, consulte o edital publicado no site da Marinha do Brasil.

cassino criptomoedas

Serviços relacionados