Conceição do Mato Dentro lidera ranking nacional de responsabilidade fiscal; Itabira ocupa o 130º lugar

Conceição do Mato Dentro possui pouco mais de 18 mil habitantes

Conceição do Mato Dentro lidera ranking nacional de responsabilidade fiscal; Itabira ocupa o 130º lugar

Divulgado nessa quinta-feira, 18 de junho, o Índice FIRJAN, do Sistema FIRJAN, aponta que 796 cidades brasileiras descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, 2000), que determina o teto de 60% para as despesas com o funcionalismo público. Conceição do Mato Dentro é a cidade brasileira melhor colocada e lidera o ranking nacional, enquanto Itabira ocupa apenas a 130º posição. Os dados são referentes ao ano de 2013.

No estudo, a FIRJAN ressalta que a situação das contas municipais preocupa. A Federação afirma que a dependência das transferências é crônica e o comprometimento com as despesas de pessoal cada vez maior, deixando as prefeituras à mercê da conjuntura econômica e política. Assim, a postergação de despesas via restos a pagar e a redução dos investimentos consolidaram-se como típicas variáveis de ajuste, exatamente como tem ocorrido com os estados e com o governo federal. 

Os dados dos municípios podem ser consultados clicando aqui

O estudo é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida; Liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo, medindo a liquidez da prefeitura como proporção das receitas correntes líquidas; e Custo da Dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais. 

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6 e 0,8 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4 e 0,6 ponto) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

Confira os gráficos das duas cidades:


 Líder do ranking nacional, Conceição do Mato Dentro teve todos os indicadores analisados como "Gestão de Excelência". 

 
Itabira, que está acima da média dos municípios brasileiros, conquistou "Gestão de Excelência" apenas em Gastos com Pessoal e Liquidez. Investimentos teve a pior nota.

cassino criptomoedas