Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Cidade terá áreas de risco mapeadas até agosto

Engenheiro Leonardo Andrade de Souza apresentou diretrizes do Plano

Publicado em 27/02/2013 - 17h12

Técnicos da Fundação Israel Pinheiro (FIP) e do governo de MInas Gerais estiveram em Itabira na tarde desta quarta-feira, 27 de fevereiro, para apresentar algumas diretrizes do Plano Municipal de Redução de Risco. Por meio dele, serão mapeadas todas as áreas que apresentam riscos de desastres em caso de fortes chuvas. O trabalho está sendo desenvolvido desde agosto do ano passado e tem prazo para ficar pronto até agosto deste ano. 

O Plano Municipal de Redução de Risco é desenvolvido pela FIP desde que a cidade conseguiu junto ao Governo do Estado e ao Ministério das Cidades, do Governo Federal, verba para execução desse trabalho. De acordo com o engenheiro geólogo Leonardo Andrade de Souza, responsável técnico pelo plano, esse trabalho é essencial para que o município consiga se prevenir de tragédias e ainda tenha a noção exata do quanto é necessário investir para conter os riscos. 

A apresentação das diretrizes do Plano foi realizada no auditório da Prefeitura e contou com grande público, formado, em maioria, por líderes comunitários. Leonardo explicou que técnicos da FIP já percorreram algumas áreas indicadas pela Defesa Civil e que a partir de agora vão a novos destinos. A pausa nos trabalhos se deu por causa da troca de administração no município. 

A previsão é de que até o final de março, ou início de abril, todas as áreas já tenham sido percorridas pelas equipes. Sobrará, então, o trabalho da confecção do mapa de risco. O engenheiro, porém, deixou claro que é preciso ir além. "Não adianta fazer um trabalho cujo único resultado é um mapa colorido. Esse plano também indica algumas medidas que devem ser tomadas pelo poder público. Reforçar as equipes de Defesa Civil é uma delas", comentou. 

Ao fim da audiência pública, algumas pessoasse inscreveram para participar de um curso de qualificação sobre como agir em casos de emergências que deve ser ministrado no próximo mês. Ao fim dos trabalhos, uma nova audiência pública será marcada para apresentar o Plano por completo. 

Prevenir

O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) participou rapidamente da apresentação e recebeu das mãos da representante do Governo do Estado, Joyce Bona, uma cópia das diretrizes do Plano Municipal de Redução de Risco. Imediatamente, o chefe do Executivo repassou o documento ao secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Jader Magalhães, e brincou: "a responsabilidade é sua". 

Em breve discurso, o prefeito alertou para a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Israel Pinheiro (FIP). "Prevenir é sempre a melhor opção. Estou muito satisfeito de ver esse trabalho em andamento em Itabira", comentou. O secretário interino, Jader Magalhães, também destacou a necessidade do bom plenejamento. "A chuva é benção. Nós é que planejamos mal as cidades. Precisamos pensar e criar decisões para melhorar a ocupação no município", afirmou. 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.