Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Choperia
No Valentim Empório Cervejeiro, o próprio cliente serve o seu chope especial na quantidade que quiser

Casa recém-inaugurada em Itabira atualiza sua cartela de chope a cada barril esvaziado, possibilitando sempre novas experiências ao apreciador da bebida artesanal

Publicado em 15/03/2019 - 14h15

De posse de um cartão, o próprio cliente vai até uma torneira de chope e abastece ele mesmo o seu copo com a bebida artesanal. A novidade é o carro-chefe do Valentim Empório Cervejeiro, casa recém-inaugurada na avenida Duque de Caxias, 1.389, no bairro Esplanada da Estação, em Itabira.

No autosserviço do chope, o cliente tem várias opções de degustação e, a cada barril esvaziado, uma novidade é apresentada pela casa, permitindo sempre novas descobertas ao apreciador da bebida. O Valentim Empório Cervejeiro começou a funcionar no último dia 26 de fevereiro. E nestes próximos sábado e domingo, dias 16 e 17 de março, tem evento especial de comemoração ao Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, com chope verde especial e muito rock.

Além do que há de melhor em chopes artesanais, o Valentim Empório Cervejeiro inova com o que existe de mais moderno em tecnologia. O sistema de autoatendimento adotado pela casa funciona de forma intuitiva, rápida e segura. Há dois cartões disponíveis ao cliente: o Black Vip e o Cartão da Casa. No Black Vip, o cliente faz um cadastro e adquire o cartão pessoal, que pode levar para a casa e usar quando quiser. Já o Cartão da Casa é adquirido no caixa para uso no momento e entregue na saída. Em ambos os casos, o cliente abastece o cartão antes do consumo.

Torneiras de chope

As TAPs, que é a sigla em inglês para Tap Handle, são as torneiras de chope dispostas na parede. E, acima de cada uma, está instalado um tablet que traz as informações sobre o tipo de bebida disponível, incluindo o amargor, o teor alcoólico e o preço para cada 100 ml. Ao lado, há uma prateleira com vários modelos de copos a escolher.

Com o seu cartão abastecido, o cliente vai à TAP que quiser para servir o seu chope. Ao aproximar o seu cartão do tablet, é feita a leitura magnética e liberado o consumo. O registro do chope começa quando o cliente puxar a torneira. A espuma não é contabilizada, apenas o líquido.

E o cliente não precisa encher o copo. Como há várias opções da bebida, ele pode colocar o quanto quiser para experimentar os sabores, já que o consumo é calculado por mililitro de bebida servida. E, se o barril “chiar”, ou seja, o chope da torneira escolhida acabar, o cliente bate um sino instalado na parede e ganha um copo da bebida de graça.

A empreendedora

O Valentim Empório Cervejeiro é um empreendimento da advogada Sofia Ribeiro Pires Lage, que tem um escritório de advocacia no mesmo prédio. O interesse em abrir a casa foi despertado pelo hobby do marido, Paulo Henrique Moreira Campos, que começou a produzir cerveja para a família e amigos e conquistou a todos. “Somos amantes da cerveja artesanal e decidimos proporcionar este prazer para os itabiranos e seus visitantes”, diz Sofia, que tem como braço direito e gerente da casa a sogra Rita de Cássia Moreira.

O nome

A cerveja de maior sucesso produzida pelo marido de Sofia recebeu o nome de Valentina, pois foi criada em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, que é também o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Desta maneira, Sofia decidiu batizar o seu empreendimento como Valentim Empório Cervejeiro. No logotipo, todos os elementos foram reunidos: o formato de coração foi construído a partir da imagem do lúpulo, ingrediente que traz o amargor e o aroma para a cerveja.

Os acompanhamentos

Além de diferentes tipos de chope especial, a outra bebida alcoólica disponível na casa é o vinho. “Temos uma carta variada à disposição do cliente”, informa Sofia. Para acompanhar as bebidas, o cardápio oferece acompanhamentos especiais feitos com ingredientes selecionados e, muitos, importados. Entre os pratos estão joelho de porco, picanha na manteiga de ervas e costelinha ao molho de goiabada.

O empório

No Valentim Empório Cervejeiro, o cliente tem ainda opções de cervejas especiais, kits da bebida, temperos e muitos ingredientes que ele pode comprar e levar para casa e, principalmente, presentear parentes e amigos. Um dos principais destaques é o Growler Station, já que o recipiente pode ser abastecido com o chope da casa à escolha e levado pelo cliente para consumo posterior, denominado “Chopp to Go”. “É uma ótima alternativa para um jantar de amigos, por exemplo”, diz Sofia. O Valentim Empório Cervejeiro tem opções de growler, inclusive reutilizáveis, mas o cliente pode trazer o recipiente de casa. E para quem vai consumir o “Chopp to Go”, há um desconto no valor do chope.

O ambiente

Além das delícias para degustar, o cliente do Valentim Empório Cervejeiro vai desfrutar de um ambiente agradável e totalmente planejado para agradar os apreciadores da bebida artesanal. A decoração foi realizada pela designer de interiores Júnia Cabral. “Ela absorveu com muita competência todo o conceito que desejávamos para a casa, harmonizando o rústico com o moderno e o sofisticado”, diz a proprietária Sofia.

Utilizando muito ferro, madeira e cimento, o espaço interno é dividido em dois pisos. No primeiro andar, ficam as torneiras de chope, os produtos, mesas e o balcão. O segundo é mais intimista. No interior da casa, cabem 30 pessoas. Na parte externa, foi construído um deck de madeira onde são colocadas as mesas para os clientes, com capacidade para 60 pessoas. O estabelecimento possui dois banheiros. “É um ambiente familiar, onde é possível apreciar o melhor do chope artesanal ao som do melhor do rock”, ressalta Sofia.

O Valentim Empório Cervejeiro é Pet Friendly e sempre recebe a visita do mascote Luke.

 

Valentim Empório Cervejeiro
Avenida Duque de Caxias, 1.389, bairro Esplanada Estação.

Localização

Funcionamento
De terça a sexta-feira, a partir das 17h
Sábado, a partir das 14h
Domingo, a partir das 16h
Cartão de crédito, débito e dinheiro

Facebook

Instagram

 


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.