Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
VISITA
Chineses são aguardados em Itabira na segunda semana de maio

Asiáticos costuram negociação milionária com a Prefeitura de Itabira para execução de projetos no município

Publicado em 16/04/2019 - 14h03
Ronaldo Magalhães visitou a China no ano passado - Foto: Divulgação

A comitiva chinesa que negocia um empréstimo milionário à Prefeitura de Itabira é aguardada no município na primeira semana de maio. Os empresários costuram um acordo de 200 milhões de dólares que seriam investidos na conclusão do campus da Unifei e construção de um parque científico tecnológico e um aeroporto industrial.

A vinda dos chineses é o complemento de uma articulação que teve início ainda em 2017. Aproximados pelo engenheiro itabirano Kleber Guerra, o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) e os grupos empresariais chineses iniciaram as tratativas. No ano passado, o chefe do Executivo e assessores viajaram ao país asiático e se aproximaram de uma multinacional da área de produção de alumínios.

Em entrevista a DeFato Online no mês passado, Ronaldo Magalhães disse que os chineses viriam a Itabira após a Semana Santa. Procurada nesta terça-feira, 16, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que a expectativa é de que a comitiva venha a partir do dia 6 de maio. Nova mudança de data, porém, ainda pode ocorrer, dependendo de solicitação dos empresários asiáticos.

A partir da confirmação da data é que o município divulgará o roteiro dos chineses em Itabira. A passagem deles pelo Brasil também deverá incluir visitas aos governos do Estado e Federal.

Acordo

Itabira enxerga nos dólares chineses uma alternativa para concluir projetos que reforçariam a economia local e aceleraria a independência da mineração. Os U$ 210 milhões requeridos seriam uma espécie de empréstimo a ser pago ao longo dos próximos anos. Em contrapartida, o município ofereceria como garantia a Compensação Financeira por Exploração Mineral (Cfem) tem a receber da Vale.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.