Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
MENOR CONSUMO
Centro Histórico de Santa Bárbara é iluminado com lâmpadas de LED

Mudança está relacionada ao baixo custo e melhor eficiência energética

Publicado em 23/05/2018 - 09h20
Estão sendo instaladas 56 luminárias no Centro Histórico de Santa Bárbara - Foto: Acom PMSB

A Prefeitura de Santa Bárbara está substituindo as lâmpadas de vapor de mercúrio e de sódio do Centro Histórico, por luminárias de LED. Até o momento já foram atendidas a avenida Governador Valadares, parte da rua João Mota e as ruas Padre Lucindo, da Estação, Esdras Moreira Pena e Rabelo Horta, sendo instaladas 56 luminárias.

As luminárias já instaladas possuem 115W de potência. Ainda serão trocadas as lâmpadas da praça Joaquim Aleixo, em torno da Igreja do Rosário, que receberá 28 luminárias de LED, com 58W de potência.

As vantagens de se utilizar a luz de LED são várias: baixo custo, visto que, apresenta melhor eficiência energética se comparado a outras tecnologias de lâmpadas, consumindo menos energia para produzir o mesmo fluxo luminoso; vida útil longa, pois atinge valores aproximados a 50.000 horas, dispensa reatores e outros equipamentos auxiliares, acendendo, instantaneamente, reduzindo as chances de falha e o custo de manutenção; conforto, por aquecer menos o ambiente, devido à baixa irradiação térmica que possui, além de oferecer uma melhor reprodução de cores; e sustentabilidade, pois não possui gases de mercúrio, sódio ou metais pesados em sua composição, não contaminando o solo no descarte.

A maior parte dos materiais que compõem a luminária de LED é reciclável. Essa troca representa uma economia de, aproximadamente, 30% no consumo de energia elétrica desses pontos de iluminação pública.

A intervenção foi feita por meio de adesão de ata à licitação de contratação de empresa para executar obras e serviços de engenharia elétrica, construção de extensão, ampliação e modificação de redes de iluminação pública, distribuição de energia elétrica urbana e rural do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). Santa Bárbara é um dos municípios consorciados.

Centro Histórico recebe nova iluminação – Foto: Acom PMSB

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.