Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
GASTRONOMIA
Catas Altas resgata receita histórica do município

O pudim de gabinete está descrito em um livro encontrado na Biblioteca do Santuário do Caraça, datado de 1834

Publicado em 17/11/2018 - 09h01
Receita foi mostrada em oficina - Foto: Acom PMCA

A Prefeitura de Catas Altas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do programa Primórdios da Cozinha Mineira, resgata uma receita antiga da cidade: o pudim de gabinete.

A receita está em um livro encontrado na biblioteca do Santuário do Caraça, datado de 1834, e é mais conhecida fora do município do que entre os seus moradores.

Em uma oficina, no início de novembro, com participação dos empresários do trade turístico da cidade, os parceiros apresentaram a receita.

“A ideia da oficina é apresentar mais um produto da gastronomia histórica de Catadas Altas, continuando com a metodologia do Programa Primórdios para ressignificação de valores gastronômicos locais. Além disso, nossa intenção é difundir a receita de origem local para população do município”, explica a mentora do projeto Primórdios, Vani Pedrosa.

Durante a atividade, os participantes aprenderam um pouco sobre a história da receita que, segundo é contado, foi feita pela primeira vez por Noé, e sobre a forma de precificar o produto final baseada nos ingredientes utilizados.

A oficina contou com a presença da Professora de Planejamento de Eventos e Controladoria, do Curso de Gastronomia do Senac, Maura Tescarolo; de alunos do 4º período do curso de gastronomia da entidade; e do professor de gastronomia e mestre em Plantas Alimentícias Não-convencionais (Pancs), professor Michel Abras.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.