Cáritas lança projetos em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim

Nos dias 8, 9 e 10 de julho será realizado na cidade de Conceição do Mato Dentro o seminário e lançamento do Projeto Alternativo Comunitários (PAC´s) da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e parceiros. O projeto tem como objetivo apoiar ações ligadas ao fortalecimento comunitário na linha da produção agroecológica, de quitandas e agroindústrias, da […]

Cáritas lança projetos em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim
Nos dias 8, 9 e 10 de julho será realizado na cidade de Conceição do Mato Dentro o seminário e lançamento do Projeto Alternativo Comunitários (PAC´s) da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e parceiros. O projeto tem como objetivo apoiar ações ligadas ao fortalecimento comunitário na linha da produção agroecológica, de quitandas e agroindústrias, da comercialização solidária, do fortalecimento cultural, do artesanato, da preservação ambiental e de ações que possibilitem o empoderamento da mulher e outros. O projeto irá apoiar 140 ações nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim nas áreas rural e urbana.
 
As atividades dos dias 8 e 9, (quarta-feira e quinta-feira), serão realizadas na Casa do Romeiro (Santuário Bom Jesus de Matosinhos), das 8h às 18h. Poderão participar deste encontro agricultores familiares, representantes de associações e sindicatos, grupos de cultura, etc. 
 
No dia 10, a partir das 14h, no Mercado Municipal, será o lançamento oficial do projeto que contará com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, do Governo de Minas Gerais, de lideranças dos municípios, dentre outros.  
 
Os empreendimentos serão apoiados por meio do acesso a um “Fundo Solidário”, que financiará 140 projetos de até R$25 mil cada, no período de até três anos. O grupo ou coletivo que será beneficiado não terá acesso diretamente ao dinheiro do Fundo Solidário, mas receberá os bens e materiais necessários para o desenvolvimento do projeto diretamente da Cáritas.
 
Ao longo dos três anos, serão realizadas ações que vão garantir o fortalecimento da agricultura familiar e das feiras livres para comercialização de produtos. Além disso, o projeto pretende promover a segurança alimentar e nutricional e a economia popular solidária para os agricultores/as a partir do conceito de sustentabilidade agroecológica, da promoção da cidadania, resgatando a cultura destas populações e fortalecendo suas organizações.
 
Os projetos aprovados serão apoiados pela Cáritas e receberão um acompanhamento técnico. No caso dos projetos que envolverão a venda dos produtos, o objetivo é alcançar os mercados substitucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), propondo a criação de uma marca que divulgue os produtos e auxiliem os consumidores/as a reconhecerem que estes produtos são da agricultura familiar camponesa.
cassino criptomoedas