Caminhada marca Dia de Conscientização do Autismo em Itabira

Usuários, familiares e profissionais de Saúde que atuam na Apae foram às ruas para informar populares sobre o transtorno do desenvolvimento

Caminhada marca Dia de Conscientização do Autismo em Itabira
Divulgação Apae
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta segunda-feira, 2 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em Itabira, pessoas com autismo, familiares e profissionais de Saúde aproveitaram a data e fizeram uma passeata na avenida Mauro Ribeiro, no bairro Esplanada da Estação. A caminhada, realizada pela manhã, informou sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), com o intuito de combater o preconceito existente no assunto. A iniciativa foi da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Os participantes do ato usaram faixas e cartazes e vestiram azul, que simboliza o autismo.  “É tempo de inclusão social. As pessoas têm de conhecer o autismo e saber que é possível conviver bem com pessoas com esse transtorno”, frisou Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, presidente da Apae Itabira.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), há pouco mais de dez anos, com o intuito de alertar as comunidades e governantes sobre o transtorno.

A Apae cita que o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Para a psicóloga France Jane, estudiosa e especialista no assunto, “o autista desperta nas pessoas aquilo que elas têm de melhor”. “(O autismo) Ensina a todos aqueles que estão ao seu redor a serem pessoas melhores, amorosas, tolerantes, pacientes e respeitosas”, disse.

O ato percorreu toda a avenida Mauro Ribeiro. Foto: Divulgação Apae
cassino criptomoedas