Aumenta e chega a 62,7% o índice de famílias endividadas no país

O percentual de famílias brasileiras com dívidas, em atraso ou não, chegou a 62,7% do total, em abril deste ano, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, dia 7, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice é superior aos registrados em março deste […]

Aumenta e chega a 62,7% o índice de famílias endividadas no país
Foto: Reprodução / Internet

O percentual de famílias brasileiras com dívidas, em atraso ou não, chegou a 62,7% do total, em abril deste ano, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, dia 7, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice é superior aos registrados em março deste ano (62,4%) e em abril de 2018 (60,2%). Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a alta no percentual de famílias com dívidas pode ser explicada por pela continuidade do processo de recuperação das concessões de crédito e do consumo das famílias.

A parcela de inadimplentes, ou seja, de pessoas com contas ou dívidas em atraso, ficou em 23,9%, superior ao 23,4% de março deste ano mas inferior aos 25% de abril do ano passado. As famílias que não têm condições de pagar suas dívidas ou contas em atraso chegaram a 9,5% em abril deste ano, superior ao 9,4% de março, mas inferior aos 10,3% de abril de 2018. 

Principais dívidas

A principal dívida da população continua sendo o cartão de crédito. Conforme a pesquisa, 77,6% das famílias brasileiras têm dívidas no cartão. Em segundo lugar, estão os carnês (15,3%), seguido do financiamento de carro (10%), financiamento de casa (8,7%), crédito pessoal (8,6%), cheque especial (5,3%) e crédito consignado (5,2%). 

Faixa de renda

Entre os que ganham até dez salários mínimos, o percentual daquelas com dívidas alcançou 63,9% em abril, superior aos 63,5% observados em março de 2019. Para as famílias com ganhos acima de dez salários, o percentual de famílias endividadas diminuiu, entre março de 2019 e abril de 2019, de 58,3% para 57,5%. Em abril de 2018, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era de 52,2%.

Pesquisa

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.(Com Agência Brasil) 

cassino criptomoedas