Audiência pública apresenta detalhes da terceira fase do Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro

Audiência pública foi realizada em Conceição do Mato Dentro

Audiência pública apresenta detalhes da terceira fase do Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro

A audiência pública para apresentação da terceira fase do Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, foi realizada na noite dessa quinta-feira, 20 de julho. O encontro apresentou detalhes do projeto e os impactos da expansão, especialmente para as comunidades mais próximas à Mina do Sapo. Apesar dos protestos de moradores e de reclamações do Ministério Público, a audiência transcorreu de maneira tranquila.

O Ginásio Poliesportivo Desembargador Moacyr Pimenta Brant esteve lotado durante as mais de cinco horas de audiência. Durante o dia, moradores das comunidades próximas à área de produção da Anglo American fizeram protestos no Centro de Conceição do Mato Dentro. Já no evento, os manifestantes levaram cartazes e gritaram palavras de ordem contra a mineração.


Grande público compareceu à audiência para debater a expansão do Minas-Rio                                                                     Foto: DeFato

A audiência pública foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). O encontro é uma das etapas para obtenção dos licenciamentos prévio (LP) e de instalação (LI) da terceira fase do Minas-Rio. A expectativa da Anglo American é de que até setembro esses documentos sejam votados pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) de Diamantina. Depois disso, acontece o processo para a licença de operação (LO).

Segundo a Anglo American, a expansão das atividades garantirá mais 28 anos de exploração mineral em Conceição do Mato Dentro. O projeto inclui a extensão da área de lavra até bem próximo da MG-010, aumento da pilha de estéreo, construção de novos diques de contenção, uma nova linha de flotação e o alteamento da barragem em 20 metros. Os investimentos giram na casa de R$ 1 bilhão e a mineradora condiciona o licenciamento para a terceira fase à continuidade do empreendimento em terras conceicionenses.


Comunidades do entorno da mina do Sapo fizeram protesto durante audiência pública                                           Foto: DeFato

Diretores da Anglo American e autoridades municipais, como o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (PMDB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição do Mato Dentro, João Marcos Otoni (PSL), falaram durante a audiência. Além deles, mais de 50 pessoas se inscreveram para falar e apresentar questionamentos. Todas as ponderações da comunidade foram anotadas por representantes da mineradora.

Ainda durante a audiência, representantes do Ministério Público chegaram a pedir o adiamento do encontro, sob alegação de que o projeto inicial da Anglo American sofreu mudanças profundas, sem tempo suficiente para serem analisadas. Os representantes do Governo do Estado, no entanto, negaram a solicitação e deram continuidade aos trabalhos.


Diretores da Anglo American falaram sobre o projeto Minas-Rio                                                                                 Foto: DeFato

De acordo com informações repassadas pela empresa, serão gerados até 800 empregos no pico das obras e mais 100 depois que a ampliação estiver concluída. Para Conceição do Mato Dentro, a expectativa é de que haja um incremento de 9% na Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (Cfem), algo em torno de R$ 3,2 milhões ao ano.

cassino criptomoedas