Associação “Quatro Patas” realiza trabalhos voluntários com cães de rua em Conceição do Mato Dentro

Atualmente seis voluntários fixos se dedicam diariamente à associação

Associação “Quatro Patas” realiza trabalhos voluntários com cães de rua em Conceição do Mato Dentro

Criada com o intuito de ajudar animais em situações de rua, a Associação Quatro Patas vem há dois anos realizando trabalhos voluntários em Conceição do Mato Dentro. Atualmente com foco em castração de cães, a associação começou suas atividades com alguns resgates na região.

De acordo com uma das integrantes da associação, Ana Carolina Rajão, a essência inicial da “Quatro Patas” teve de ser modificada para conseguirem atender as necessidades básicas de um número maior de animais. “Começamos fazendo resgates, às vezes gastávamos mais de R$1 mil com apenas um cão, que muitas das vezes nem resistia aos cuidados. Passamos a perceber que se focássemos em castração teríamos um aproveitamento financeiro e consequentemente diminuiríamos o número de cães nas ruas”, conta.

Uma ação conjunta com a zoonoses da cidade busca facilitar a castração. Exames de leishmaniose são feitos e caso apresentem resultado negativo, o processo é realizado. Em geral as fêmeas são as selecionadas para a cirurgia e os machos também passam pela operação em caso de tumor venéreo transmissível (TVT).

Em um ano de castrações, cerca de 60 cães já passaram pelo processo e, consequentemente, 500 filhotes deixaram de estar nas ruas, uma vez que cada fêmea possui dois cios ao ano e a cada ciclo, podem gerar cinco filhotes.

Ana Carolina também fala sobre como se tornou mais difícil manter a associação com o passar do tempo. “No início, com a empolgação da criação da associação, muitas pessoas ajudavam sempre com um valor mensal, então a gente conseguia manter uma estabilidade. Hoje as doações diminuíram muito. Não temos sede e nem veterinário próprio, os animais, em sua grande maioria, ficam em lares temporários, que são dos próprios voluntários. Já os serviços veterinários são prestados por um profissional que participa da associação e concede descontos pelos serviços.

Atualmente seis voluntários fixos se dedicam diariamente à associação, que também conta com alguns auxílios esporádicos em determinadas ações. “Alguns animais conseguem um lar com as adoções conscientes, mas na maioria das vezes esses cães ficam na casa de nós, colaboradores. Temos muita dificuldade porque muitos já tem cerca de quatro, cinco cachorros em casa”, conta Ana.

A “Quatro Patas” ainda não possui uma conta jurídica, então doações podem ser feitas através de caixinhas de arrecadação que estão espalhadas por comércios ou por contato via Facebook (Quatro Patas CMD), solicitando os dados dos voluntários da associação.

Conscientização

A associação também realiza um trabalho de conscientização via redes sociais, destacando a importância do carinho, da atenção e cuidado ao animal. Além dessas atividades, a “Quatro Patas” também difundiu a alimentação comunitária na cidade e diversos pontos comerciais já aderiram a ideia, disponibilizando em suas portas água e comida para os cães de rua. “Alimentando e hidratando os animais eles ficam mais saudáveis. As vitaminas contidas na ração previnem doenças e aumenta a qualidade de vida desses cachorros”, finaliza Ana Rajão.

Cacau foi adotada ainda quando filhote
cassino criptomoedas