Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
ACESSIBILIDADE
Aplicativo ensina sinais básicos em Libras para iniciar uma conversa

Ferramenta oferece lições básicas de Libras em um esforço para dar suporte a todos que querem aprender os primeiros sinais em Libras.

Publicado em 10/02/2019 - 20h28
Créditos: Divulgação

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Ela tem sua origem baseada na língua de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum.

A língua brasileira de sinais não simboliza, portanto, a simples gestualização da língua portuguesa. Ela é formada por diferentes níveis linguísticos (sintaxe, semântica, morfologia, etc). A principal diferença está na modalidade de articulação, que é visual-espacial.

O Surdo para Surdo lançou uma nova ferramenta para ensinar aos usuários frases simples em Língua Brasileira de Sinais. O aplicativo oferece sinais básicos como “olá”, “obrigado” em Libras, para iniciar uma conversa básica. Ele também ensina os sinais do seu nome em uma sequência de vídeos, o que é uma boa opção para quem está tendo o primeiro contato com a língua.

Aplicativo disponível em: https://aprenda-libras.surdoparasurdo.com.br


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.