Apae de Santa Bárbara recebe programa Esporte na Escola

“Nunca vivenciei nada parecido na faculdade nem no cotidiano. A partir de agora conseguirei fazer importantes adaptações em minhas aulas e contribuir com outros professores que têm alunos com dificuldade em outras matérias. Foi um dia de curso que irei levar para minha carreira”. Foi assim que o professor de Educação Física da Apae de […]

Apae de Santa Bárbara recebe programa Esporte na Escola
O programa propõe que o esporte seja um meio de ensinar sobre a convivência em grupo – Foto: Divulgação|||

“Nunca vivenciei nada parecido na faculdade nem no cotidiano. A partir de agora conseguirei fazer importantes adaptações em minhas aulas e contribuir com outros professores que têm alunos com dificuldade em outras matérias. Foi um dia de curso que irei levar para minha carreira”.

Foi assim que o professor de Educação Física da Apae de Santa Bárbara, Edson Graciano, definiu sua experiência no programa Esporte na Escola, oferecido pelo Sistema Faemg/Senar Minas, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb).

Com foco na formação do educador, o programa mostra que, ao adotar práticas metodológicas diferenciadas de ensino, é possível tornar as aulas mais atrativas para os alunos e estimular o raciocínio deles. O objetivo é desenvolver atividades, dentro e fora da sala de aula, que agreguem as práticas esportivas e lúdicas ao processo de ensino-aprendizagem.

Na parte da manhã, o instrutor Marcelo Lucas Gomes passou para os professores orientações e informações sobre atividades esportivas, jogos pedagógicos, dinâmicas e outras técnicas. Já à tarde, eles tiveram que elaborar os seus próprios jogos para testar a nova abordagem junto aos alunos. Participaram 20 profissionais da Apae e 20 alunos.

Além disso, o programa propõe que o esporte seja um meio de ensinar sobre a convivência em grupo e o respeito ao próximo, tanto na escola como na comunidade. Com essa perspectiva, o programa motivou o professor de Educação Física a melhorar a postura profissional. “Sempre trabalhei com jogos de forma tradicional e o programa trouxe novas possibilidades de trabalho com aqueles alunos que têm dificuldade de ir até o quadro e vivenciar a brincadeira, mas que conseguem entender o que está sendo ensinado”, contou à Adesb.

Além da Apae, o Sistema Faemg/Senar Minas também levou o programa às escolas municipais Irmã Amandina e Marphiza Magalhães. Participaram ainda professores das escolas municipais Chico Severino e Iveta Moreira e do Colégio Municipal Afonso Pena.

cassino criptomoedas