Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
A PARTIR DESTA SEMANA
Após vazamentos, Anglo começa a limpar mineroduto de Conceição ao litoral fluminense

A medida consiste na passagem de água pelos dutos, que irá retirar a polpa de minério que ficou retida. Na sequência, um ultrassom será feito em busca de novas vulnerabilidades

Publicado em 14/05/2018 - 15h50
Falha em solda causou vazamentos em mineroduto da Anglo. Foto: Divulgação / Defesa Civil / Gilvan de Assis

A Anglo American recebeu a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Juízo de Rio Casca (MG) para o processo de limpeza interna do mineroduto, que está com atividades paralisadas desde o dia 29 de março. A limpeza começa nesta semana, informou a mineradora, depois que a empresa avisar as comunidades e os superficiários sobre a iniciativa, que consiste na passagem de água pelos dutos para a retirada de cerca de 70 mil toneladas da polpa de minério retido com a parada emergencial.

“Essa é a etapa inicial do processo de inspeção detalhada que será realizado utilizando uma série de equipamentos chamados PIG, que percorrerão internamente toda a tubulação e farão um levantamento completo de diversos aspectos que compõem os tubos. Quatro tipos de PIGs passarão pelo mineroduto: de limpeza, geométrico, magnético e ultrassom. Isso gera uma grande quantidade de informação, que será analisada por empresas independentes”, informou a companhia, em comunicado à imprensa. A inspeção irá fornecer os parâmetros de segurança operacional para a volta das atividades no Minas-Rio.

Inicialmente, o enchimento de água será feito na seção 2 do mineroduto, que vai de Santo Antônio do Grama (MG) a São João da Barra (RJ). A Anglo garante que medidas de segurança serão reforçadas uma vez que esse foi o trecho no qual ocorreram os dois vazamentos em março. Além do monitoramento eletrônico em tempo real, equipes da empresa irão vasculhar 33 quilômetros do mineroduto presencialmente e serão utilizadas as menores pressões possíveis para o processo.

A seção 1 do duto – de Conceição do Mato Dentro (MG) a Santo Antônio do Grama – também passará pelo processo de limpeza com água. Após o enchimento com água das duas seções, o mineroduto estará pronto para a passagem do PIG.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.