Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
TESTES
Anglo American simula evacuação de comunidades vizinhas à barragem em Conceição do Mato Dentro

Simulação colocará em prática as medidas a serem adotadas em caso de incidentes com a estrutura

Publicado em 19/10/2018 - 17h22
Barragem da Anglo American, na Mina do Sapo, em Conceição do Mato Dentro - Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A Anglo American realizará neste sábado, 20 de outubro, em Conceição do Mato Dentro, o primeiro simulado externo da barragem de rejeitos do Minas-Rio. A realização da encenação é uma forma de preparar todos os envolvidos para a resposta imediata em caso de incidentes. Segundo a empresa, a iniciativa é de extrema importância para o negício e para a segurança das pessoas.

De acordo com a Anglo American, a empresa avaliará o correto funcionamento das sirenes de alerta, assim como a efetividade das rotas de fuga e se os pontos de encontro da Zona de Autossalvamento (ZAS) estão adequados.

As quatro sirenes irão tocar às 11h. A empresa alerta para que as comunidades vizinhas não se preocupem e nem se desesperem, pois trata-se apenas de um teste. “Nossa barragem de rejeitos permanece segura!”, exclama a mineradora em mensagem encaminhada aos conceicionenses.

Segundo a Defesa Civil, a atividade afetará as comunidades de Água Quente, Passa Sete, Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Goiabeira, Jessém, Saraiva e Teodoro, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas.

Confira o esquema de segurança montado próximo à barragem do Minas-Rio:


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.