Domingo, 26 de Maio de 2019
SANTO ANTÔNIO DO GRAMA
Anglo American faz testes com água após substituir parte danificada em mineroduto

Ainda não há previsão de quando voltará a remessa de polpa de minério de ferro

Publicado em 24/03/2018 - 08h07
Mineroduto da Anglo American teve vazamento em Santo Antônio do Grama - Divulgação

A Anglo American informou nessa sexta-feira, 23 de março, que deu início a testes com água após substituir o segmento do mineroduto que sofreu vazamento em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata de Minas Gerais. De acordo com a empresa, a ação foi autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Ainda não há previsão de quando voltará a remessa de polpa de minério de ferro.

Segundo a Anglo American, o mineroduto passa por inspeções de engenharia e segurança. Ao longo dos últimos dias, cerca de cem profissionais trabalharam exclusivamente nas obras de reparo e substituição do tubo. Além disso, tanto o novo segmento do duto quanto as soldagens feitas para conectá-lo passaram por exames de ultrassom, feitos por uma empresa especializada, que verificam a qualidade das estruturas por dentro e por fora.

Nessa sexta-feira, foi feito o enchimento do mineroduto com água e está sendo realizada a movimentação da polpa de minério de ferro que ficou estacionada na tubulação. De acordo coma Anglo American, o monitoramento desse processo irá fornecer uma indicação do comportamento de pressão entre a estação de bombeamento e a estação terminal. Esse é um procedimento de segurança adotado pela empresa e faz parte da rotina de reinício de operação do mineroduto sempre que há uma parada nas atividades de produção.

A mineradora explicou que os testes estão sendo feitos em duas em duas etapas: a primeira consiste no bombeamento de água entre a Estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama, e a planta de filtragem, em São João da Barra (RJ); a segunda etapa repete o mesmo procedimento, desta vez entre a Estação de Bombas 1, em Conceição do Mato Dentro, até a Estação de Bombas 2. O objetivo é bombear água gradativamente para avaliar a passagem nos pontos de monitoramento de pressões. A estimativa é que esses testes prossigam, no mínimo, até este sábado (24). 

A retomada da operação regular somente será efetuada após aprovação das autoridades competentes.

 

 



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.