Domingo, 26 de Maio de 2019
PROGRAMA LÓTUS
Anglo American cria programa para manter vínculo com empregados afastados

Cerca de 500 funcionários do Sistema Minas-Rio estão com os contratos suspensos após rompimentos em mineroduto mantido pela empresa

Publicado em 14/07/2018 - 07h48
A suspensão dos contratos, válida por até cinco meses, começou no dia 1º de junho - Foto: Divulgação

A Anglo American investe em um plano de atividades com foco nos empregados que estão em layoff, regime de suspensão temporária do contrato de trabalho. O Programa Lótus, como foi nomeado, busca manter o engajamento e o vínculo do empregado com a empresa, amenizando as tensões naturais do período. A iniciativa é ancorada em seis frentes: meio ambiente, saúde, segurança, bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional.

São diversas atividades oferecidas pela empresa aos empregados afastados e familiares, algumas abertas para a comunidade e terceirizados, que ultrapassam a carga horária mínima de 60 horas por mês (em treinamentos e capacitação) prevista pela legislação para esse tipo de situação. “O programa foi fundamentado para promover valor na vida e na carreira do empregado. O objetivo é minimizar impactos emocionais devido à incerteza, que são inerentes de infringir o ser humano em situações como essa”, explica o diretor de Recursos Humanos da Anglo American no Brasil, Carlos Hilário.

A suspensão dos contratos, válida por até cinco meses, começou no dia 1º de junho e abrange cerca de 500 funcionários do Sistema Minas-Rio. A medida, acordada com o Sindicato Metabase, foi tomada depois que o mineroduto mantido pela Anglo American foi paralisado, após dois vazamentos seguidos no município de Santo Antônio do Grama.

Nesse período de suspensão dos contratos, é possível participar de atividades de voluntariado, empreendedorismo, workshops sobre o negócio da mineração, legislação ambiental, motivação, engajamento, lideranças positivas, entre outros. Os empregados podem, ainda, aproveitar o tempo para aprender inglês ou fazer oficina de informática. Também haverá ações de apoio emocional e palestras de prevenção ao uso de drogas e álcool. Além de uma oficina de escrita afetiva.

Junto com familiares, os empregados afastados poderão aprender sobre economia doméstica, além de participar de encontros de casais. As atividades do programa também contemplam o lazer e incluem esportes coletivos, cinema, oficina de música, grupo de turismo e contação de histórias.

Durante a paralisação, os funcionários recebem uma bolsa custeada pelo governo com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Anglo American completa em 100% a diferença entre a bolsa e o salário líquido do empregado. Essa ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial, será complementada pela manutenção dos benefícios oferecidos pela empresa, o que inclui tanto os previstos em Acordo Coletivo como os espontâneos.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.