Domingo, 16 de Dezembro de 2018
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Anglo American convoca funcionários em lay-off para retornarem em 1º de novembro

Segundo apurado por DeFato Online previsão da empresa é de que a produção em Conceição do Mato Dentro seja retomada em meados de novembro

Publicado em 10/10/2018 - 10h44
Funcionários da Anglo American com contratos suspensos retornam no mês que vem - Foto: Arquivo DeFato

Funcionários da Anglo American com contratos suspensos desde a paralisação da produção do Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, já têm data para voltar a trabalhar. A empresa comunicou aos 500 funcionários em lay-off que retornem às atividades no dia 1º de novembro. Segundo apurou DeFato Online, a expectativa é de que a retomada da extração de minério de ferro aconteça em meados do próximo mês.

A suspensão dos contratos teve início em 1º de junho, com previsão de cinco meses. Essa foi a medida encontrada pela empresa para não recorrer às demissões no período em que a produção estivesse paralisada em decorrência de vazamentos ocorridos no mineroduto. Ainda não havia, no entanto, a confirmação de que o prazo do lay-off seria o suficiente para todos os procedimentos de verificação do sistema que leva o minério de Conceição do Mato Dentro ao porto de Açu, no Rio de Janeiro.

Funcionários com contratos suspensos informaram a DeFato Online que gestores da empresa comunicaram a volta ao trabalho por telefone. Questionada, a Anglo American, via Assessoria de Comunicação, confirmou que todos retornarão no dia 1º de novembro.

“A Anglo American vai encerrar a suspensão temporária do contrato de trabalho de 500 empregados em função dos incidentes no mineroduto. Todos devem voltar ao trabalho a partir do próximo dia 01 de novembro. O fato já foi comunicado a eles pela empresa. Durante a paralisação, a empresa não mediu esforços para garantir o vínculo com seus empregados. Não houve demissões em função do ocorrido”, pontuou a mineradora.

Os funcionários passarão por atividades de reintegração assim que retornarem. Segundo apurado por DeFato Online, os trabalhadores estão sendo avisados de que a expectativa de retomada da produção em Conceição do Mato Dentro é no dia 14 de novembro. Perguntada sobre essa data, a assessoria da Anglo American não confirmou, respondendo apenas que “a empresa espera voltar a operar até o fim do ano”.     

Lay-off

Durante o lay-off, os colaboradores passaram por cursos de qualificação e participaram de um programa de manutenção de vínculos com a empresa. Eles receberam uma bolsa mensal custeada pelo governo federal, por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador, de R$ 1.677,74, e mais o complemento referente ao seu salário líquido, bancado pela empresa. Benefícios previstos em Acordo Coletivo foram mantidos, mas os trabalhadores não tiveram direito ao que é imposto pela CLT, como 13º e férias proporcionais, FGTS e outros.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.