Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Anglo American contrata, pela primeira vez, mão de obra local capacitada para o Projeto Minas-Rio

Portaria da Anglo American mina em Conceição do Mato Dentro

Publicado em 28/02/2013 - 11h03

 

A Anglo American contratará no dia 1º de março, para as operações do Projeto Minas-Rio, 102 profissionais graduados do 1º ciclo de cursos de capacitação profissional oferecido pela empresa no município mineiro de Conceição do Mato Dentro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). O objetivo da oferta de cursos de capacitação profissional pela empresa é qualificar e aproveitar a mão de obra local para trabalhar nas operações do empreendimento, que encontra-se em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A previsão é que o Minas-Rio inicie suas operações no segundo semestre de 2014 e gere 21 mil empregos em toda a sua cadeia de operação. “Esse é um marco importante de contratações para as operações do Projeto Minas-Rio. A empresa tem como prioridade a absorção de mão de obra local e os alunos formados por meio dos cursos de capacitação profissional que oferecemos terão prioridade em nossos processos seletivos. Dos 151 graduados do 1º ciclo de cursos de capacitação profissional oferecido pela empresa, contrataremos 102. Em relação aos outros 49 formandos, indicamos os nomes desses profissionais para empresas contratadas da Anglo American e a maioria deles será absorvida por essas companhias”, ressalta Claudiana Silva, gerente de Recursos Humanos da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.

Os 102 profissionais serão contratados pela Anglo American para as vagas de operador de beneficiamento, mecânico de equipamento de mina, mecânico de instalação industrial, soldador de instalação industrial e eletricista de instalação industrial. Eles passarão por um período de estágio de 6 meses como trainee na empresa e, após esse intervalo, assumem efetivamente os cargos para os quais foram contratados.

A cerimônia de graduação dos 151 formandos do 1 º ciclo de cursos de capacitação profissional ocorreu no dia 21 de janeiro de 2013 e os 151 estudantes graduaram-se, após estudo em período integral, nos cursos de mecânico de equipamento de mina, operador de planta de beneficiamento, mecânico de instalações industriais, eletricista de planta de beneficiamento e mineroduto e soldador de instalações industriais. Os graduados são moradores de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e seus distritos, localidades que compõem a região de influência direta do Projeto Minas-Rio.

 

SEGUNDO CICLO

O segundo ciclo de cursos de capacitação profissional foi iniciado no dia 23 de janeiro de 2013 e possui uma última turma de estudantes que iniciará o curso no dia 15 de abril. As aulas são ministradas no Complexo Educacional Ginásio São Francisco, nos períodos matutino e noturno, em turnos de quatro horas. A escola, considerada por vários anos como a instituição de ensino mais tradicional de Conceição do Mato Dentro, foi reformada e reinaugurada em 2011 pela Anglo American, em parceria com a Mitra Diocesana de Guanhães e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, com investimentos de R$ 3 milhões. Atualmente, o complexo conta com instalações e equipamentos de última geração.

O segundo ciclo de capacitação profissional englobará os cursos de mecânico de equipamento de mina e mecânico de instalações industriais, operador de equipamento de mina e operador de equipamento de instalações industriais. Ao todo, participarão desse ciclo 174 alunos, todos acima de 18 anos e com o ensino médio completo ou cursando, moradores dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro, Morro do Pilar e Congonhas do Norte e seus distritos.

Além das aulas teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de participar de visitas guiadas às obras do Projeto Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, além de assistir a palestras ministradas por especialistas da Anglo American.

Todos os 174 estudantes ganharão bolsas de estudo remuneradas, material didático e alimentação. Também será concedido transporte gratuito exceto para os alunos que residem na sede do município de Conceição do Mato Dentro, que terão que se deslocar à escola por conta própria.

A empresa ainda promoverá mais quatro ciclos de capacitação até 2015, com início do processo seletivo para o terceiro ciclo previsto para ocorrer entre maio e junho de 2013. O objetivo da empresa é capacitar 557 pessoas com os cinco ciclos e investir cerca de R$ 16 milhões na qualificação e capacitação dos profissionais para a fase de operação do Projeto Minas-Rio.


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.