Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
FACILITAÇÃO
Acita e CIEE/MG firmam convênio para contratação de estudantes estagiários na região

Acordo foi apresentado durante mais uma edição do Café Empresarial, na última semana

Publicado em 15/04/2018 - 18h34
Acordo entre entidades foi apresentado a empresários itabiranos - Acom/Acita

A edição de abril do Café Empresarial promovido pela Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), realizado no dia 12 de abril, apresentou a empresários, membros da diretoria, representantes de instituições de ensino, associados e convidados o convênio firmado com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG). O acordo vai facilitar a contratação de estudantes estagiários no município, com vantagens especiais para associados da Acita.

O CIEE/MG é uma entidade sem fins lucrativos, instalada em Minas Gerais na década de 1970 para proporcionar uma integração entre empresas e escolas. O objetivo é inserir estagiários no mercado de trabalho. O presidente da Acita, Eugênio Müller, reiterou a importância da instituição que pode trazer grandes benefícios para a cidade.

Segundo Eugênio a interlocução entre o CIEE/MG e a Acita partiu do ex-presidente e atual diretor, Márcio Antônio Labruna, que desempenhou um papel fundamental para que a instituição ganhasse um espaço em Itabira. “Um esforço que se traduz em benefícios para todos”, disse Eugênio Müller.

Durante o encontro, Gilson Elesbão, assessor institucional do CIEE/MG, e Kleber Colomarte, Supervisor Operacional de Estágio, apresentaram as vantagens que a entidade oferece e esclareceram todas as dúvidas dos participantes na contratação de estagiários.

Para Gilson Elesbão a parceria com a Acita vai beneficiar muitos empresários da região. “Itabira tem muito empreendedorismo, a cidade merecia receber o CIEE para fomentar ainda mais esse empreendedorismo”, garantiu o assessor institucional.

Kleber Colomarte explicou o funcionamento do sistema operacional para a contratação da mão de obra. De acordo com ele todos são beneficiados com a contratação de estagiários. A empresa têm inúmeras vantagens, como custo menor, desburocratização no processo de acordo com a lei, contribuição na formação de um profissional, contratação por tempo determinado, dentre outras.

O estagiário, por sua vez, tem uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho e muitas vezes até ser contratado efetivamente pela empresa. “O CIEE dá esse apoio aos jovens que querem entrar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo”, afirmou.

Todo o processo burocrático, que prevê a legislação de contratação de estagiários, fica por conta do CIEE/MG. A empresa define o perfil do estagiário e a instituição faz a seleção pelo banco de dados, com estudantes previamente cadastrados. O CIEE/MG hoje beneficia 12 mil jovens em todo o estado. A expectativa é que em Itabira as empresas abram oportunidades para a inclusão de mais jovens da região no mercado cada dia mais competitivo.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.