Domingo, 24 de Março de 2019
MINERAÇÃO
Acesso a Macacos está bloqueado após evacuação de moradores próximos a barragens

Cerca de 200 pessoas foram retiradas de suas casas após empresa especializada se recusar a atestar estabilidade de estruturas da Vale

Publicado em 17/02/2019 - 11h24
Barragem em risco provocou retirada de moradores em Macacos - Foto: Divulgação

O acesso ao tradicional distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, em Nova Lima, está bloqueado pelas autoridades. Na noite desse sábado, 16 de fevereiro, quase 200 pessoas foram retiradas de suas casas após uma empresa especializada se recusar a atestar a estabilidade das barragens B3 e B4, da mina Mar Azul, da Vale.

A mineradora informou que acionou o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A decisão, segundo a Vale, é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorá-la. A Vale também afirma que a estrutura está inativa e que a evacuação tem caráter preventivo.

São 49 imóveis que foram esvaziados durante a noite. O trabalho de acolhimento está sendo conduzido pela Vale com apoio da Defesa Civil e demais órgãos competentes.As pessoas são registradas no centro comunitário, onde são dadas as informações adicionais antes do encaminhamento em hotéis da região.

História e turismo

Localizado a apenas 25 quilômetros da capital Belo Horizonte, o distrito de Macacos data do século XVIII. Envolta por rios e montanhas, a localidade é movimentada pelo turismo natural e gastronômico.

LEIA TAMBÉM


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.