Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
suplementos
2019 de sucesso: Setor de suplementos estima crescer 11% no ano

A projeção é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especial – Brasnutri

Publicado em 17/05/2019 - 16h26

A busca dos brasileiros por uma vida mais saudável e um corpo cada vez mais dentro dos padrões estéticos vem impulsionando, nos últimos anos, o crescimento das vendas de suplementos no país. Tanto é que, para 2019, a expectativa é de um crescimento de pelo menos 11% no setor. Essa é a projeção da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especial – Brasnutri.

A Brasnutri é formada por 13 fabricantes de suplementos do país que, em 2018, tiveram um faturamento somado de R$ 2,8 bilhões, 8,5% a mais do que em 2017. Segundo o presidente da Associação, Synésio Batista da Costa, o Brasil tem hoje mais de 8 mil pontos de venda de suplementos. Desde os mais comuns, como o whey protein, até outros mais específicos.

Além das 13 empresas que fazem parte da Brasnutri, existem outras 22 companhias do setor, totalizando 35 no Brasil. No entanto, mais de 95% da produção nacional vem das afiliadas da Associação.

Um dos principais motivos da projeção otimista de setor de suplementos para 2019 é a aprovação do marco regulatório, pela Anvisa, em 2018, já que o documento aumentou a lista de ingredientes autorizados para a fabricação de suplementos. A Brasnutri, no entanto, ainda discute com o órgão nacional a aprovação de outros itens, como a melatonania.

A Anvisa, por sua vez, segue regulando e fiscalizando o mercado, já que o crescimento do interesse pelos suplementos faz com que também surjam pessoas e empresas querendo burlar a lei e vender produtos fora das normas.

Vendas online impulsionam o mercado

BCAA, whey protein, maltodextrina… A cada ano aumenta o leque de suplementos indicados por nutricionistas e buscado por pessoas que buscam os mais diferentes objetivos: perder peso, ganhar massa muscular, acelerar o metabolismo, etc. E, cada vez mais, os consumidores estão confiando nas compras online e adquirindo seus suplementos através da internet.

Esse fenômeno tem explicação, como explica Lucas Coppi, responsável pelo portal de guias de compra de suplementos saudaveleforte.com.br: “Assim como acontece com os eletrônicos, por exemplo, as pessoas estão percebendo que a internet une o melhor de dois mundos: reúne muita informação sobre todos os produtos e faz com que a encomenda chegue na porta de sua casa, com apenas alguns cliques”.

Ainda de acordo com Lucas, os preços online também têm chamado a atenção do público: “Quanto mais aumenta a procura, mais os vendedores conseguem melhorar os preços e oferecer vantagens a quem compra suplementos online, como fretes grátis, por exemplo”.

Com tanta gente buscando suplementação, a tendência é que esse mercado siga crescendo. E você, costuma complementar a alimentação com quais tipos de suplemento?


Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.