Domingo, 17 de Dezembro de 2017 -
REIVINDICAÇÕES SALARIAIS

Transita também paralisa atividades em Itabira

17/05/2017 16h01
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ITABIRA
Servidores da Transita atuam na fiscalização diária do trânsito na cidade

Servidores da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) anunciaram greve, por tempo indeterminado, nessa terça-feira, 16 de maio. A exemplo do que acontece na Itaurb, a categoria reivindica recomposição salarial após três anos sem reajuste nos vencimentos.

A paralisação impacta, entre outros, a fiscalização do sistema de estacionamento rotativo da cidade. No último dia 10, a fiscalização foi retomada após quase cinco meses de suspensão, devido ao fim do contrato do município com a empresa que produzia os carnês.

No Facebook, a presidente do sindicato dos servidores municipais, Priscila Miranda, publicou texto lamentando a falta de consenso nas negociações da campanha salarial com a administração do município. Nessa terça-feira, 16 de maio, os dois lados estiveram reunidos, mas, novamente, não chegaram a um acordo. O Executivo alega incapacidade financeira para conceder reajuste em 2017.

Desde a semana passada estão em greve também os servidores da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), interrompendo serviços como a coleta de lixo. O governo municipal acionou a Justiça e conseguiu nessa terça-feira uma decisão liminar que determina que 70% dos trabalhadores em greve retornem ao trabalho imediatamente.

Também foi decisão do governo a criação de uma comissão para estudar a viabilidade de terceirizar o serviço de coleta e operacionalização do aterro sanitário de Itabira. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta.

Nessa terça-feira, o secretário de Governo do município, Ilton Magalhães, frisou que as contas do município não podem absorver os reajustes para o funcionalismo público. “Não é que o prefeito não tenha vontade (de conceder o aumento), mas a questão financeira atrapalha. É o que queremos mostrar para eles. A nossa situação impede qualquer melhoria na proposta. Eles querem a melhoria no cartão e o que nós já propomos foi uma melhoria de 14%”, disse, na ocasião. 

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
21/05/2017 - 10h21
Eduardo
Itabira
Realmente a Itaurb em greve é um grande problema porque sem a limpeza pública as ruas estão virando depósito de lixo. Agora a Transita de greve é uma piada não faz diferença nenhuma esse bando de incompetentes que não entendem nada de trânsito ficarem sem trabalhar. Kkkkkkk...... Trabalho com entregas aqui em Itabira é cidades vizinhas é so aqui que tenho dificuldades com entregas.Teve uma vez que o agente da transita quis me aplicar uma multa porque quando eu estava usando o carga e descarga eu deveria permanecer no caminhão mas como eu estava sem o ajudante e tinha eu mesmo que fazer a entrega eu seria multado caso saisse de perto do caminhão, da pra acreditar numa coisa dessa? Ele justificou que se eu não estivesse no caminhão significaria que eu não estava fazendo uso da vaga e sim ocupando ela sem necessidade. Depois descobri que o dono da loja em que o carga e descarga fica em frente tinha chamado a transita porque ele queria carregar o caminhão da loja e eu estava atrapalhando ele. Quando fui falar com agente que a vaga não era particular e sim pública ele ainda me ameaçou por desacato. No mínimo divia estar levando algum do dono da loja para inventar uma regra absurda dessa. Se eu estava usando o carga e descarga era porque eu precisava é não estava passeando na João Pinheiro como eles fazem.
0 1
20/05/2017 - 10h34
Walsmar
Itabira
O trânsito de Itabira para a transita se resume só na área central porque nos bairros pode-se fazer de tudo que eles não trabalham nestas regiões. Já sugeri aqui que mude o nome de transita para TRANSCENTRO.
0 0
19/05/2017 - 09h50
Marques suel
Itabira
Gente anda a pé. Faz um bem danado pra saúde. Sem contar que Itabira é pequena, vale a pena. Há 2 anos que economizo quase 3mil. Qdo aperta uso, lotação,táxi ... em urgência chamo o SAMU ou bombeiro. Aprendi isso na Inglaterra. Evolui.
0 0
18/05/2017 - 18h01
Cleiton
Itabira
Coloca COMBEM de novo que melhora era meio salário é vale transporte.
0 0
18/05/2017 - 16h55
Ronan Fernandes
Itabira
Marcelo Santos, lamento seu comentario, nao eh coisa de brasileiro ficar reclamando de agente de transito. Em 1 canal de TV pago, existe um programa mostrando agentes multando por estacionamento proibido, e o motorista quando ve a multa fica completamente irritado, por isso se informe melhor, antes de sair criticando os brasileiros e passar uma imagem de santa honestidade. Entendo que a Transita tem agentes que realmente fazem servico de educar, outros, a maioria, so fazem uso da caneta, estufando o peito e demonstrando seu poder. E eh muito facil multar motorista, tem a placa do veiculo, mas educar o cidadao e ate multa-lo como esta no CTB, ai estamos longe, portanto sao situacoes diferentes.
0 0
18/05/2017 - 10h24
Direito
Itabira
Concordo com você Marcelo em partes, concordo quando você cita sobre os políticos corruptos escolhidos pelo próprio povo em eleições.E discordo sobre você dizer de algumas pessoas serem contra os agentes de trânsito do Brasil. Tenho 20 anos que possuo habilitação em 3 categorias e nunca levei uma multa, e trabalho com meus veículos sou correta em tudo que faço. Já estive em outras cidades e presenciei os serviços dos agentes de Transito que é bem diferente daqui de Itabira, são pessoas que entendem do que fazem conhecem as leis de Trânsito, tem postura não ficam batendo papo ou olhando lojas no horário de trabalho que é o que é feito aqui na Cidade. Não podemos generalizar um todo, mas falta postura também dos profissionais. Intendo que todos os cidadãos têm seus direitos, mas não podemos esquecer-nos de nossas obrigações. E se os políticos corruptos estão lá isso é o reflexo de cada pessoa que os elegeram.
41 7
17/05/2017 - 21h35
Ronan Fernandes
Itabira
Prefeito, da o reajuste urgente pra Itaurb. Eles conseguiram demonstrar que realmente fazem falta. Pra Transita, deixem eles exercerem o sagrado direito de fazerem a greve.
26 13
17/05/2017 - 20h46
Rosangela
Itabira
Concordo com o Pedro. Transita só atrapalha o trânsito, não são preparados, não faz diferença mesmo.
41 8
17/05/2017 - 17h26
Comentarista
Itabira
O pessoal da Itaurb paralisa dá pra intender, más o pessoal da Transita faça me ri, não vai fazer diferença nenhuma.Ó pessoal da Itaurb é bastante desvalorizados e isso é visto até mesmo pelos salários dos mesmos.Não estou aqui pra ficar fazendo comparação de trabalho, mas vejamos a diferença que cada um gera quando há uma paralisação. E o serviço do pessoal da Itaurb dá pra ver claramente a falta que faz quando há uma paralisação.
51 8
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego