Terça-feira, 25 de Julho de 2017 -
NOVA GESTÃO

Conselheiros do Poder Público tomam posse no Codema e mesa diretora é eleita

16/02/2017 19h58
Alexandre Santos
ALEXANDRE SANTOS/DEFATO
Nova diretoria do Codema tomou posse nesta quinta-feira, 16 de fevereiro

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) realizou na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a sua primeira reunião ordinária do ano, no auditório do Centro Experimental de Educação Ambiental no Parque Natural Municipal do Intelecto, no bairro Santo Antônio. Como secretária de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Ordem Pública, Priscila Braga Martins da Costa assumiu a presidência. O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Neidson Freitas (PP), também tomou posse de uma das cadeiras.

Logo em seguida houve a eleição para mesa diretora do conselho, com Sidney Almeida Lage sendo eleito vice-presidente e Celso Charneca o secretário. A publicação dos nomes dos novos conselheiros ainda será publicado no Diário Oficial do Município.

Na pauta da reunião também estavam a votação da Licença de Operação Corretiva (LOC) de duas empresas e a Declaração de Conformidade e Anuência do Conselho Gestor de outra, que foram aprovadas por unanimidade.

Antes marcada por longos debates e discussões, a reunião do Codema teve um ritmo rápido e foi finalizada em cerca de 45 minutos. De acordo com a nova presidente, Priscila Braga, é preciso menos palavras e mais ação.  “Todo mundo quer isso, todo mundo quer ações e estamos aqui exatamente a espera de ações. Então não adianta ficar debatendo muito, a gente tem que procurar formas de resolver as nossas demandas”, afirmou.


Sidney Lage, Neidson Freitas, Priscila Braga e Celso Charneca                                                                        Foto: Alexandre Santos/DeFato

Ela ainda explicou que houve mudanças na estrutura do conselho, com a unificação de pastas na estrutura da Prefeitura. “Três secretarias se juntaram, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Ordem Pública. O Codema muda porque a secretaria de Meio Ambiente tinha uma cadeira e a de Desenvolvimento Urbano também tinha uma cadeira. Agora as duas tem uma cadeira”, disse.

A secretaria comandada por Priscila responde ainda pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Comphai).

Viveiro municipal

Durante a reunião do Codema, Priscila Braga falou que as obras do viveiro municipal, localizado no Posto Agropecuário, já foram finalizadas. Em outubro de 2016 foram iniciadas as intervenções no espaço para  receber o projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas no Espinhaço”, que está inserido no Programa Plantando o Futuro (PPOF), do governo do estado.

Com isso, serão produzidas mudas da mata nativa dos biomas de Minas Gerais. O local irá atender 12 municípios da região, que irão desenvolver ações de preservação, recuperação e recomposição ambiental. A expectativa é que sejam produzidas três milhões de mudas por ano.

Para ajudar neste processo, o Saae irá fornecer o lodo gerado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboriaux, que depois de limpo e filtrado, pode acelerar o crescimento das mudas em até três vezes.

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego