Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017 -
SAÚDE

Programação do Outubro Rosa suaviza atendimento oncológico no HNSD

12/10/2017 15h37
ACOM HNSD
LaTrupe realiza intervenções artísticas no Centro Oncológico de Itabira (COI)

O Outubro Rosa, movimento adotado em todo país para divulgar ações de prevenção e controle do câncer de mama, começou alegrando os pacientes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) no início desta semana. Ao longo do mês, a direção do hospital realizará uma série de ações para estimular a participação dos funcionários e da população no trabalho de conscientização sobre a doença.

Desde o início do mês, a LaTrupe – criado com a intenção de levar alegria e distração para os pacientes em tratamento – vem realizando intervenções artísticas no Centro Oncológico de Itabira (COI). Recitando poesias e cantando músicas com mensagens positivas, o grupo também emocionou os pacientes e os colaboradores da instituição.   

Uma paciente, que preferiu não se identificar, falou da contribuição deste trabalho durante o seu tratamento oncológico. “Esses momentos de interação e música significam muito para mim. Os dias de quimioterapia são bem difíceis, pois, durante e após, os efeitos são fortes. No meu caso, fico muito abalada fisicamente e emocionalmente, esses momentos de alegria proporcionado pelo COI fazem com que eu esqueça a dor e os efeitos, percebo que mesmo nos momentos difíceis pode haver alegria”, disse.


Equipes da LaTrupe e do HNSD                                                               Foto: Acom HNSD

Outro paciente contou como iniciativas desse tipo dão força para seguir o tratamento. "Hoje é o 9º dia da sessão de quimioterapia e que surpresa maravilhosa! O sentimento é de euforia, alegria e bem-estar. Oportunidade única de receber jovens trazendo música, poesias e mensagens que transmitem a paz. Obrigada a todos pelo carinho!", destacou.

Para o médico Marcos Miranda, oncologista do COI, o Outubro Rosa é uma grande oportunidade de conscientizar os pacientes, seus familiares e todo o hospital da importância de trabalhar a prevenção ao câncer de mama.

“É de grande importância eventos como este realizado no COI. Além de conscientizar e lembrar da necessidade da prevenção do câncer de mama, nossos pacientes e seus familiares podem interagir, trocar experiências e vivenciar suas emoções. Além disso, a música alegra o corpo e a alma, trazendo um efeito positivo importante para o tratamento”, avaliou o médico.

Desde o início do mês, o HNSD marcou mamografias para 29 mulheres conforme os critérios do Instituto Nacional de Câncer (INCA). As funcionárias que manifestaram interesse em realizar o exame fizeram o cadastro no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O critério estabelecido atendeu mulheres acima de 50 anos ou a partir de 30 anos com históricos de câncer em familiares consanguíneos como, por exemplo, casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem, histórico de câncer de ovário ou câncer de mama em homem. 

Programação

Ao longo de todo o mês uma série de ações acontecem no HNSD. Semanalmente, a LaTrupe fará apresentações em alguns setores: no dia 18 terá uma palestra sobre câncer de mama e apresentação de depoimentos na Aposvale; no dia 20, a partir das 13h, acontece a Tarde da Beleza; e no dia 27, às 13h, o Chá Rosa e Dia de Princesa. Ao longo dos dias, acontece a Blitz Rosa com distribuição de laços e materiais de conscientização sobre a doença.

Distribuição de brindes

Do dia 16 ao 19 de outubro, na antiga recepção da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), será montado um stand onde as colaboradoras do hospital serão orientadas quanto a prevenção do câncer de mama. Nesses dias também haverá distribuição de folhetos, sorteio de brindes e entrega de squeezes personalizadas para todas as mulheres colaboradoras da instituição.

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Saúde
Mais
Emprego