Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017 -
BURACOS, ESGOTO E ENTULHOS

Moradores cobram melhorias em ruas no Colina da Praia

Com o aumento das temperaturas e o esgoto a céu aberto, os insetos estão se proliferando para dentro das casas
10/01/2017 09h55
Mariana Reis
DIVULGAÇÃO
As chuvas fortes pioram o estado da via
Galeria de fotos

Moradores do bairro Colina da Praia, em Itabira, relatam condições precárias de ruas locais, várias delas cheias de buracos e com esgoto a céu aberto. Uma mulher que mora na rua Trinta desde a infância relata que a situação está crítica. “A rua está toda esburacada e, com o calor, o mau cheiro do esgoto está insuportável”, reclama.

“E o mais incoerente é que próximo à rua, está sendo construída uma bela praça. Mas, enquanto isso, estamos sofrendo com a falta de serviços básicos”, diz.

“Está intransitável. Moro em um apartamento no início da rua e o carro do meu noivo, que é mais baixo, está com a frente toda danificada, de tanto esbarrá-la”, conta. “Verdadeiras crateras se abriram, pedras grandes rolaram e estão espalhadas no meio da via. Mesmo a pé, como tem muito cascalho solto, o risco de queda é grande”, reclama, ressaltando que o filho de quatro anos já caiu várias vezes.


O bueiro fica "escondido" e está parcialmente entupido por terra após as chuvas

Demanda antiga

Em outubro de 2015, a Prefeitura de Itabira, em parceria com a Casa Própria Imóveis (Capi) e a empresa Santa Fé, informou que implantaria uma rede para encaminhamento do esgoto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux nas ruas onde o serviço ainda não existe. Mas, até hoje, a obra não foi realizada. 

Medidas

DeFato Online procurou o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, que assumiu a pasta na semana passada. Ele afirmou que está ciente do problema e que tentará um “recurso emergencial” para que os locais mais prejudicados do município sejam cuidados. “O orçamento abrirá aproximadamente dentro de duas semanas, aí teremos o recurso emergencial”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, o novo governo encontrou a pasta de obras sem recursos e com muitas dívidas a serem quitadas. Até mesmo a operação tapa-buracos ainda não pode ser realizada porque a empresa contratada para esse serviço está sem receber desde meados do ano passado.

O caso relatado pela moradora do Colina da Praia pode demorar um pouco mais para ser completamente solucionado. É que na última sexta-feira, 6 de janeiro, a Prefeitura de Itabira publicou no Diário Oficial um aviso de suspensão da concorrência pública para contratação da empresa que executaria os serviços de de infraestrutura na comunidade. Segundo o secretário Ronaldo Lott, o processo licitatório está somente suspenso, mas não foi cancelado.  

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego