Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 -
SEM DINHEIRO

Servidores de Itabira só devem receber salários após o dia 15

09/01/2017 09h05
DEFATO
Secretário municipal de Fazenda, Marcos Alvarenga, lamentou situação financeira da Prefeitura de Itabira

Servidores públicos da Prefeitura de Itabira terão que aguardar para receberem seus salários. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Marcos Alvarenga, em entrevista ao jornal Diário de Itabira, os pagamentos só devem sair após o dia 15. E essa é a previsão mais otimista. Segundo ele, o governo anterior não deixou dinheiro em caixa para cumprir com esse compromisso.

Segundo Marcos afirmou ao jornal, pagar os servidores é a prioridade deste início de governo. Depois de quitar os vencimentos de dezembro, a equipe financeira do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) se dedicará a balancear o custeio da máquina, hoje R$ 8 milhões acima da arrecadação municipal, de acordo com seguidas declarações do chefe do Executivo.  

Marcos Alvarenga comentou que o ex-prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) deixou R$ 20 milhões no caixa da Prefeitura. O problema é que esse dinheiro é verba carimbada, ou seja, só pode ser usada exclusivamente para a finalidade que foi pactuada em determinado repasse. Para pagar os servidores, é preciso que caia dinheiro nas contas da Prefeitura.

“Se continuarmos nesse ritmo, daqui a pouco teremos um mês de defasagem. Para fazer o pagamento tem que entrar dinheiro. Não adianta falar que tem R$ 20 milhões porque se trata de recurso que tem destinação por leis obrigatórias e específicas. Não posso tirar esse dinheiro daqui para pagar salário. As contas são distintas justamente para isso, para identificar a que destino se dá aquele recurso”, afirmou Marcos ao jornal Diário de Itabira.

Além dos salários dos servidores, a Prefeitura também precisa arcar com os acertos de comissionados dispensados pelo governo anterior. A prioridade, porém, será pagar quem está trabalhando. 

Notícias relacionadas
Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
09/01/2017 - 22h55
Fernanda
Itabira
Acho que a prefeitura tem que pagar ao funcionário com juros pois todas as contas em atraso cobra juros.independente da justificativa.
13 3
09/01/2017 - 18h16
Maria Aparecida campos
itabira
atraso no pagamento dos servidores, absurdo, quem vai pagar os juros das minhas contas? na hora de aumentar os salários do alto escalão nem lembrou dessa situação,deixo registrado minha indignação, estou decepcionada, exijo justiça!
14 3
09/01/2017 - 14h20
Geraldo Noe
Itabira
Ronaldo Magalhães, Itabira não esta em crise. Você aumentou o salário da Vice, que nada faz, e dos secretários. Dinheiro tem. Então, não quero nem saber. Pague em dia. Vamos reunir na frente da sua casa e fazer batucada. Terá uma noite de pesadelos igual dos servidores sem salário.
34 19
09/01/2017 - 15h33
Tulio alvarenga
Itabira
Não ? Temos 23 mil desempregados,chefe ! Itabira está sim em crise e o pior : o último prefeito,em razão de sua péssima administração e seus conluios,deixou a prefeitura sem nenhum tostão.
31 16
09/01/2017 - 13h29
simone aparecida fernandes
itabira
É meu salário pode atrazar, mas se faltar um dia, é descontado né??? Eu tenho contas pra pagar e manter a minha casa.
40 5
09/01/2017 - 12h44
COMENTARISTA
Itabira
Esse é um dos motivos que me leva a não ter interesse nenhum em fazer concurso para ser funcionária pública,principalmente aqui em Itabira.O sálario não é bom, e ainda quando vem a crise financeira o funcionario é o primeiro a ser prejudicado.E sobre um comentario acima sobre a questão de que ainda terem que ouvir que trabalhar na Prefeitura é moleza.Na minha opinião não devemos generalizar um todo mas cada um sabe o que é de sua competencia em horário de trabalho,e em algumas cituações é visto funcionarios fazendo coisas pessoais em horário de trabalho.Mas está questão não vem ao caso,porque o que está sendo falado é sobre o salario.E independente que seja do funcionario publico ou não, é direito do trabalhador receber seu sálario em dia.
47 2
09/01/2017 - 12h32
Julio Garcia
itabira
Se a situação está assim tão calamitosa, não seria melhor adiar por um tempo a indicação de não efetivos nos cargos de segundo escalão? A prefeitura pode perfeitamente ficar uns dois ou três meses sem certos superintendentes e diretores.
45 4
09/01/2017 - 09h40
Beatriz Oliveira Cancio
Itabira
Que vergonha!!! E ainda somos obrigados a ouvir que trabalhar na prefeitura é moleza. Pagamento atrasado não vem com juros como as contas que chegam e n tem como quitar
78 24
09/01/2017 - 11h50
Funcionária Pública
Itabira MG
Oh, Beatriz! Isto é a (des)valorização do funcionário público! E a desmotivação continua...
44 20
09/01/2017 - 15h47
Itabirana
Itabira
O que me espanta é a hipocrisia de muita gente... Concordo plenamente que o salário tem que ser pago em dia, independente de ser de servidor ou não. Mas convenhamos, passamos os últimos meses de 2016, vendo o governo anterior pagar os salários em atraso,tbm no dia 15 e por falta de dinheiro em caixa e não me lembro de ninguém bater nova aqui ou em outro site. Anunciaram isso o tempo todo...NÃO TEM DINHEIRO!! Agora que a verdade vem a tona e se sabe o tamanho da dívida deixada,que os 20 milhões não pagam as contas, pq são verbas destinadas a outros setores e mtas vezes são verbas federais, há de se entender, que os salários serão pagos sim em tempo, que deixem pra cobrar no próximo mês, qdo os secretários tbm irão receber. O dinheiro que deveria estar em caixa para pagar os servidores, foi gasto com os secretários e comissionados de Damon. Que tal vcs irem tbm batucar na porta da casa dele tbm, afinal, quem não pensou nos verdadeiros servidores foi ele e não o prefeito que acabou de tomar posse e de conhecer a real situação financeira da Prefeitura de Itabira.
44 30
09/01/2017 - 16h42
Direito
Itabira
Concerteza você é alguem que defende o Prefeito atual.Pelo seu comentario de alto defesa.Eu não tenho nada a dizer do Prefeito atual e nem dos anteriores.Cada um que passa pela Prefeitura representa a escolha do povo.E não acho que é ser hipocrita, em aproveitar uma materia como está, assim como as outras materias que falavam também no ano passado sobre o atraso de sálarios.Cada um demonstra a sua insatisfação com aquilo que é seu direito.O poblema das pessoas é olhar o seu proprio nariz,vo apoiar fulano porque ele vai me ajudar.A força maior vem do povo,e essa é as consequencias das escolhas convenientes de cada um.
28 8
10/01/2017 - 16h57
Revoltss
Itabira
Se acham que é só a PMI que está atrasando os pagamentos deem uma volta pelos comércios da cidade. A crise está afetando todos. Agora se não está contente com os atrasos, mova se, desligue da prefeitura e procurem uma empresa que pague em dia.
3 24
10/01/2017 - 18h07
DIREITOS IGUAIS
ITABIRA
Revoltss não é apenas só esse ano que a Prefeitura anuncia que o salario vai atrasar, isso já vem desde o ano passado que os funcionários públicos não estão recebendo salario em dia. Trabalho em determinada empresa há 25 anos e o meu salario nunca atraso. Não tem justificativa para atraso de salários, a empresa ou um órgão publico que não consegue manter seus funcionários anuncie falência e feche as portas.Todos sabemos que o Pais enfrenta vários tipos de problemas que já nem precisa citar quais. Agora amenizar a situação justificando que a PMI não é a única que atrasa o salários. Crise é uma espécie de desculpa pela falta de compromisso com o povo consequências de, mas administração. Se a crise fosse para TODOS eu até acreditaria, mas o que vemos no Brasil e no mundo são pessoas ostentando milhões e milhões. E muita corrupção anunciada todos os dias nos jornais.
6 0